Saúde

Posso Congelar Suco Detox?

congelar suco detox

Um bom copo de suco no café da manhã é gostoso e nutritivo. Mas com a nossa vida tão corrida, fazer suco detox todos os dias não é fácil. Por isso, uma dúvida muito comum de quem começa a tomar sucos é: Posso congelar suco detox para tomar outro dia? Depois de congelado, o suco mantém as mesmas propriedades do que se tomado na hora?

Pelo que encontrei nas minhas pesquisas, o suco congelado perde um pouco de suas vitaminas e minerais, mas ainda conserva algumas de suas propriedades.

Por exemplo, de acordo com este estudo, alguns antioxidantes, como a antocianina (encontrada em frutas e vegetais de cor vermelha e roxa, é importante na prevenção da degeneração das nossas células), mantiveram-se inalterados em frutas congeladas por até 3 meses. Já este estudo mostra que os níveis de betacaroteno sofreram alteração em algumas frutas congeladas e em outras não.

Para tentar chegar a alguma conclusão, conversei com a nutricionista Gabriela Hoelz (autora do artigo: Suco Detox Todo Dia Faz Mal?). Ela disse que a maioria dos antioxidantes é muito sensível à luz, calor e oxigênio e que o ideal é tomar o suco imediatamente depois de preparado. “Meu conselho é sempre consumir na hora que preparar. Mas claro, se a pessoa só for consumir se congelar, por conta de tempo, é melhor tomar o suco congelado do que não tomar”, disse ela.

Por experiência própria, por muito tempo eu tomei todos os dias sucos com gelo de couve e de outras verduras. O gelo verde nada mais é do que o suco da verdura congelado. Atualmente, com a centrífuga, não faço mais gelo verde e sim extraio o suco das verduras na hora de tomar o suco. Eu não sinto diferença. Mesmo quando congelado, o suco verde me fazia tão bem quanto agora.

Uma dica: o gelo verde dura no máximo 5 dias no congelador, depois disso começa a ficar com um gosto ruim.

 

Veja Também:

 

Como Congelar Suco Detox

Você já fez guacamole? Se sim, deve ter colocado limão. Além do gosto refrescante, o limão retarda a oxidação das frutas. O abacate, assim como a maçã e a berinjela, começa a ficar com a cor amarronzada após algum tempo em contato com o ar por causa da oxidação. Ao colocar limão, você retarda a oxidação por algum tempo. O mesmo serve para os sucos.

Então, quanto mais limão e menos ar o suco entrar em contato, menos oxidação irá sofrer. Por isso, ao congelar seus sucos, siga os seguintes passos:

1 – Adicione limão aos seus sucos. Se utilizar centrífuga, passe o limão primeiro. Assim, após passarem pelo tubo, as outras frutas e verduras caem direto no limão e demoram mais para oxidar.

2 – Ao colocar o suco na garrafa para congelar, encha até a boca para caber o mínimo de oxigênio possível.

3 – Congele o suco o quanto antes depois de preparado.

Saúde!

Fontes:

  • http://juicing-for-health.com/freezing-veg-fruit-juices.html
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3155377/
  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1082901/
  • http://fit-juice.com/juice-oxidize-and-stop-juice-from-oxidizing/

5 Comments

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top