Olá pessoal, hoje vou falar sobre os sucos detox para hipotireoidismo. Sou nova aqui e espero esclarecer todas as dúvidas em relação à essa doença que se tornou comum nos dias atuais. Antes de falar dos sucos e alimentação, é importante saber o que é o Hipotireoidismo e a glândula tireoide.
Muitos pacientes que possuem a doença dizem que “têm tireoide”. Sim, TODOS NÓS TEMOS!
A tireoide é uma glândula localizada na região frontal do pescoço, e não uma doença. Ela regula várias funções do nosso organismo porque produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que tem na sua composição IODO. No nosso cérebro existe outra glândula chamada Hipófise que controla a tireoide. Ela produz o hormônio estimulador da tireoide (TSH) que vai induzir a produção de T3 e T4. Pronto, agora você já sabe o que significam aquelas letras no seu exame de sangue!
Sendo assim, o correto a dizer é “eu tenho hipotireoidismo”! Mas você sabe o que significa isso?
Sintomas da Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é um estado clínico onde a glândula tireoide produz MENOS hormônios que o seu organismo precisa. Desencadeando sintomas como:
- cansaço / lentidão
- depressão mental
- sensação de frio
- pequeno ganho de peso (apenas 2 a 4 kg)
- pele e cabelo secos
- constipação
- irregularidades menstruais
As causas do Hipotireoidismo são:
- Doença auto-imune de tireoide(tireoidite de Hashimoto com presença de auto-anticorpos)
- Deficiência ou excesso de iodo
- Redução do tecido tireoidiano por iodo radioativo
- Cirurgia de retirada da tireoide usada no tratamento de Doença de Graves
Para o tratamento, os médicos receitam a levotiroxina, um hormônio criado em laboratório que, quando ingerido, faz a função do hormônio T4 (mencionado acima). Vale lembrar que a recomendação é tomar o remédio de 30 a 60 minutos antes da primeira refeição diária junto com água, e não com leite ou café.
Agora que você já leu do que se trata a doença, vamos para a parte dos alimentos que é o que interessa. Uma alimentação balanceada, sem excessos e muitas restrições contribuem para que qualquer doença seja controlada, portanto procure sempre o profissional Nutricionista para auxiliar em uma dieta equilibrada.
Dieta Para Hipotireoidismo
Os alimentos que auxiliam no tratamento da Hipotiroidismo são:
IODO
É um elemento vital para o funcionamento da tireoide pois faz parte da formação dos hormônios tireoidianos.
Na deficiência de iodo, é recomendado a ingestão de fontes desta substância, para auxiliar na formação dos hormônios T3 e T4. No entanto, se o iodo estiver em excesso, ao invés de ajudar, ele vai prejudicar a ação dos hormônios. Por isso é necessário manter o equilíbrio de iodo no organismo.
Fontes alimentares de iodo:
- Sal de cozinha (Cuidado com o excesso!)
- Algas marinhas
- Peixes de água salgada e frutos do mar (atum, cavala, bacalhau, sardinha, mexilhão, ostra e camarão)
- Leites animais e seus derivados (queijo, iogurte)
SELÊNIO
É um elemento que auxiliará na tireoidite de Hasimoto (Hipotireoidismo autoimune), onde o sistema imunológico (anticorpos) ataca as células da glândula tireoide.
Função: antioxidante, antiinflamatória e aumento da resistência do sistema imunológico.
Muitas pesquisas relacionam o selênio com a diminuição do estado inflamatório da tireoide por aumentar a ação das enzimas antioxidantes.Foi relatado que este elemento atua diminuindo a ação destrutiva dos anticorpos nas células da tireoide com a suplementação de 200mcg/dia de selenometionina (substância derivada do selênio) por 3, 6, 9 e 12 meses.
Outra pesquisa revelou que a interrupção do tratamento com a suplementação de selênio fez com que os anticorpos aumentassem novamente.
Um estudo demonstrou que se o selênio for ingerido juntamente com a vitamina E, terá uma melhor ação no organismo.
Fontes alimentares de selênio:
- Castanha do Pará
- Nozes, amêndoa, avelã
- Farelo de trigo, semente de girassol seca
- Salmão, ostras, camarão
- Fígado bovino, peito de frango
VITAMINA A
É um micronutriente, podendo ser encontrado como retinol ou carotenoides, cada um com composições diferentes.
Função: Segundo pesquisas, vitamina A ajuda a regular os hormônios tireoidianos e reduz a concentração sanguínea do TSH (produzido pela hipófise para estimular a tireoide, quando se tem hipotireoidismo o TSH sanguíneo está elevado, pois a tireoide não responde corretamente ao estímulo deste hormônio).
Em um estudo de 2012 mulheres na pre-menopausa foram suplementadas com vitamina A, seus níveis de TSH foram reduzidos, propondo uma queda no risco de desenvolvimento do hipotireoidismo.
Fontes alimentares de vitamina A:
- Cenoura
- Brócolis, espinafre,
- Abóbora, batata-doce
- Manga
- Queijos, ovos, fígado bovino.
VITAMINA C
É um micronutriente e pode também ser chamado de ácido ascórbico. Tem diversas funções no organismo e, quando associado com o ferro, facilita sua absorção.
Função: participa da formação do hormônio T4 (tirosina). Um estudo relatou que ao ingerir Vitamina C pacientes com hipotireoidismo obtiveram melhoras nas concentrações de TSH, T3 e T4 sanguíneo. Também foi demonstrado que a ação de antioxidantes melhoram a função da glândula tireoide.
Fontes alimentares de vitamina C:
- Acerola
- Pimentão vermelho
- Goiaba, kiwi, maracujá, mamão papaya, morango, laranja
- Repolho, brócolis
Hipotireoidismo – O Que Evitar
Existem algumas substâncias que devem ser evitadas para que a tireoide não seja prejudicada.
GLICOSINOLATOS:
É uma substância encontrada nas Cruciferae, ela impede que o iodo seja absorvido para fazer a produção de T3 e T4. Ou seja, sem iodo e na ausência dos hormônios, a tireoide não funciona, levando ao hipotireoidismo.
Alimentos que contém Glicosinolatos:
- Mandioca
- Mostarda escura e branca
- Nabo
- Rabanete
- Couve
- Espinafre
- Repolho
- Couve de bruxelas
Todos os alimentos citados acima devem ser evitados para a ingestão em forma de suco, prefira ingerir cozidos ou refogados nas refeições.
Por exemplo o suco de couve não deve ser ingerido todos os dias por quem tem hipotireoidismo. Restrinja a no máximo duas vezes por semana, pois a couve crua poderá interferir na absorção do iodo (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
Veja Também:
Lembrando que estes alimentos não são proibidos, devem ser consumidos com moderação apenas.
Espero ter esclarecido a vocês como funciona o hipotireoidismo e qual a influência da alimentação nesta doença. Abaixo seguem os sucos ideais para quem tem hipotireoidismo e qualquer dúvida ou comentário é bem-vinda!
SUCOS RECOMENDADOS
Morango e cítricos:
Este suco vai te ajudar pois possui muitas fontes de vitamina C, que como foi mencionado acima, ajuda na formação do hormônio T4 pela tireoide.
Ingredientes:
- 1 xic chá morangos
- 2 damascos secos
- 1 laranja
- ½ limão siciliano
Iogurte de laranja:
Além de possuir fontes de vitamina C, também contém uma fonte de vitamina A e Iodo (iogurte). A vitamina A vai regular os hormônios tireoidianos que estão alterados, principalmente o TSH. E o Iodo vai auxiliar na formação dos hormônios.
Ingredientes:
- 2 laranjas
- 2 damascos secos
- 1 copo de iogurte natural
Kiwi com sementes:
Ingredientes:
- 3 kiwis
- 1 laranja
- ½ limão
- 1 col chá sementes de linhaça moídas
Saúde hormonal:
O suco saúde hormonal vai fortalecer seu sistema endócrino, devido aos seus ingredientes antioxidantes e estimulantes na formação hormonal. A alga marinha pó vai atuar na função imunológica, também contribuindo com a redução dos anticorpos destrutivos da tireoide, e tem um gosto residual menor do que a alga seca.
Ingredientes:
- 1 xic espinafre fresco
- 3 talos de aipo
- 3 cenouras
- ½ pimentão vermelho
- 1 col chá alga marinha em pó
Saúde da hipófise:
Ingredientes:
- 2 cenouras
- 1 beterraba
- 1 talo de brócolis
- 1 col chá spirulina
- ½ col chá giseng em pó