Saúde

Suco Detox de Couve Todo Dia Faz Mal?

suco detox de couve

O Suco Detox veio com tudo e já mostrou que não é puro modismo, ele veio pra ficar e virar hábito de consumo da população. Porém, ainda há muitas dúvidas em relação ao consumo de sucos detox. Uma das dúvidas mais frequentes que recebo dos meus pacientes é sobre o consumo da couve:

Suco detox de couve pode ser consumido diariamente?

sucos detox de couve

Os Benefícios da Couve

A couve é um vegetal verde escuro e, por isso, é riquíssima em vitaminas e minerais, como as Vitaminas do Complexo B, Vitamina A e C, além de Cálcio, Ferro, Cobre, Manganês, Selênio e Fósforo – todos responsáveis pela manutenção e equilíbrio do nosso corpo. E justamente por ser rica nesses minerais, já existem estudos que comprovam que o consumo diário do suco detox de couve pode estabilizar a densidade óssea após a menopausa. Isso mesmo, após a menopausa!

Ou seja, o consumo frequente desse suco é um forte aliado na prevenção da osteoporose, e melhor ainda, pós-menopausa, que é quando a mulher tem uma perda maior tanto na absorção de Cálcio quanto na própria densidade.

Além disso, o consumo diário de couve tem todos os outros benefícios já conhecidos:

  • Previne e trata contra a anemia;
  • Por ser antioxidante, previne o envelhecimento precoce;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula o metabolismo do nosso corpo;
  • É um excelente remédio contra gastrite e úlceras;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Reduz o inchaço;
  • Auxilia na digestão e no bom funcionamento intestinal;
  • Melhora a disposição no dia-a-dia.

 

Todos esses benefícios ainda podem ser ampliados quando se faz o suco detox de couve com outros ingredientes, como gengibre, laranja, limão, hortelã, etc…

Porém, nem tudo são flores…

A couve possui substâncias que chamamos de goitrogênicas ou bocígenas. Muito difícil!? Calma que eu vou explicar. São substâncias que dificultam a absorção do Iodo. E, por isso, estão associadas às doenças da tireoide – aquela glândula que fica bem na garganta e é responsável pela produção de uma série de hormônios e que, inclusive, altera o nosso peso corporal.

Mas não precisa se apavorar. Essas substâncias são facilmente eliminadas com o cozimento do alimento e só são prejudiciais para as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos para a tireóide. Essas pessoas podem e devem consumir couve, porém com moderação.

As pessoas que não fazem uso desse tipo de medicamento podem consumir o suco de couve crua tranquilamente.

De qualquer forma, nós, nutricionistas, sempre indicamos que haja uma variedade grande dos nutrientes que serão utilizados nos sucos detox e não utilizar diariamente os mesmos. Assim, você aumenta a quantidade de nutrientes ingeridos, não cai na rotina, não enjoa do suco e acaba tendo muito mais benefícios pela diversidade de alimentos consumidos.

Veja Também:

 

3 Comments

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top