Tomar suco detox de manhã, ainda em jejum, é uma forma excelente de começar dia. Os sucos feitos de verduras e hortaliças ajudam o corpo a se livrar das toxinas, por isso também são chamados de sucos detox. As consequências são visíveis. O organismo funciona melhor, a pele fica mais saudável e o processo de emagrecimento é facilitado.
Mas, para fazer efeito, o suco precisa ser preparado na hora de beber. E quem tem tempo ou paciência de higienizar e cortar couve todos os dias de manhã? Eu não, por isso procuro formas práticas de fazer o suco verde.
Eu tenho duas formas de facilitar o processo do suco detox e ambas envolvem congelamento. Na geladeira, a verdura dura no máximo três dias. Enquanto que congelada, ela dura no mínimo uma semana. Então, normalmente aos domingos, eu preparo a hortaliça do suco verde para a semana toda.
Gelo de Couve
O gelo de couve é o mais famoso, mas qualquer hortaliça pode virar gelo verde. Alguns fãs de suco verde criticam o gelo porque a verdura é misturada com água e preferem a outra forma que vou mostrar abaixo. Eu prefiro fazer gelo porque assim os sucos já saem geladinhos e prontos para beber na hora.
Como Fazer Gelo de Couve
Não existe uma regra para fazer gelo de couve. E não precisa necessariamente ser couve, já fiz com espinafre e agrião também. Vou falar da couve porque é mais conhecida, mas onde escrevo “couve” leia “sua verdura favorita”. A forma de fazer é a mesma. 🙂
Normalmente eu faço da seguinte forma:
– Pico grosseiramente a couve com talo e tudo. Alguns preferem tirar o talo porque dizem que deixa o gelo mais amargo. Eu prefiro aproveitar toda a verdura, mas você decide.
– Coloco um pouco da couve picada no liquidificador com uns dois dedos de água
– Começo a bater e, quando a couve fica líquida, vou colocando o restante aos poucos.
Eu bato somente o suficiente para conseguir colocar o líquido (que deixo bem grosso) nas forminhas de gelo. Isso porque quando for preparar o suco, essa pedra de gelo vai ser batida novamente, com laranja ou água.
Veja Também:
Incrementando o Gelo de Couve
– Às vezes, junto com a água e a couve no liquidificador, misturo suco de limão e/ou gengibre.
– Eu também gosto de cortar pedaços de beterraba e enfiá-las na forma de gelo. Lembrando que as pedras serão batidas novamente na preparação do suco.
Ao fazer o suco, coloco normalmente três pedras de gelo de couve.
Couve em Tiras
Outra forma, a favorita de quem prefere não misturar água, é picar a couve em tiras finas e congelar. Você pode colocar tudo em um só saco plástico ou dividir em pequenas porções, em vários saquinhos menores, abrindo um para cada suco.
A desvantagem é que, ao contrário do gelo de couve, a couve em tiras não gela o suco suficientemente.
Para compensar, você pode congelar morango, uva ou pedaços de beterraba e bater no liquidificador junto com a couve ao preparar o suco. Assim ele já sai gelado e gostoso, pronto para beber.
Receitas de Suco Verde: