Dica

Gelo de Couve e Outra Forma Prática de fazer Suco Verde

gelo de couve receita

Tomar suco verde de manhã, ainda em jejum, é uma forma excelente de começar dia. Os sucos feitos de verduras e hortaliças ajudam o corpo a se livrar das toxinas, por isso também são chamados de sucos detox. As consequências são visíveis. O organismo funciona melhor, a pele fica mais saudável e o processo de emagrecimento é facilitado.

Mas, para fazer efeito, o suco precisa ser preparado na hora de beber. E quem tem tempo ou paciência de higienizar e cortar couve todos os dias de manhã? Eu não, por isso procuro formas práticas de fazer o suco verde.

Eu tenho duas formas de facilitar o processo do suco verde e ambas envolvem congelamento. Na geladeira, a verdura dura no máximo três dias. Enquanto que congelada, ela dura no mínimo uma semana. Então, normalmente aos domingos, eu preparo a hortaliça do suco verde para a semana toda.

Gelo de Couve

como fazer gelo de couve

O gelo de couve é o mais famoso, mas qualquer hortaliça pode virar gelo verde. Alguns fãs de suco verde criticam o gelo porque a verdura é misturada com água e preferem a outra forma que vou mostrar abaixo. Eu prefiro fazer gelo porque assim os sucos já saem geladinhos e prontos para beber na hora.

Como Fazer Gelo de Couve

Não existe uma regra para fazer gelo de couve. E não precisa necessariamente ser couve, já fiz com espinafre e agrião também. Vou falar da couve porque é mais conhecida, mas onde escrevo “couve” leia “sua verdura favorita”. A forma de fazer é a mesma.  🙂

 Normalmente eu faço da seguinte forma:

– Pico grosseiramente a couve com talo e tudo. Alguns preferem tirar o talo porque dizem que deixa o gelo mais amargo. Eu prefiro aproveitar toda a verdura, mas você decide.

– Coloco um pouco da couve picada no liquidificador com uns dois dedos de água

– Começo a bater e, quando a couve fica líquida, vou colocando o restante aos poucos.

Eu bato somente o suficiente para conseguir colocar o líquido (que deixo bem grosso) nas forminhas de gelo. Isso porque quando for preparar o suco, essa pedra de gelo vai ser batida novamente, com laranja ou água.

Veja Também:

Incrementando o Gelo de Couve

– Às vezes, junto com a água e a couve no liquidificador, misturo suco de limão e/ou gengibre.

– Eu também gosto de cortar pedaços de beterraba e enfiá-las na forma de gelo. Lembrando que as pedras serão batidas novamente na preparação do suco.

Ao fazer o suco, coloco normalmente três pedras de gelo de couve.

Couve em Tiras

couve

Outra forma, a favorita de quem prefere não misturar água, é picar a couve em tiras finas e congelar. Você pode colocar tudo em um só saco plástico ou dividir em pequenas porções, em vários saquinhos menores, abrindo um para cada suco.

A desvantagem é que, ao contrário do gelo de couve, a couve em tiras não gela o suco suficientemente.

Para compensar, você pode congelar morango, uva ou pedaços de beterraba e bater no liquidificador junto com a couve ao preparar o suco. Assim ele já sai gelado e gostoso, pronto para beber.

Receitas de Suco Verde:

4 Comments

4 Comments

  1. Paula

    janeiro 8, 2016 at 1:58 pm

    Oi Camila,
    Para copos pequenos eu uso de 2 a 3 cubinhos. O gelo de couve quase não tem gosto, então pode colocar 3 sem medo. Se fizer de agrião ou brócolis, talvez queira colocar menos. Vai depender do seu gosto, mesmo.
    Abraços,
    Paula

  2. Camila

    janeiro 8, 2016 at 4:55 am

    Olá, gostaria de saber quantos cubinhos de gelo normalmente são necessários para fazer um copo (300ml) de suco. Obrigada.

  3. Paula

    julho 1, 2015 at 6:39 pm

    Oi Juliana,
    Eu não côo não, nem para congelar e nem para beber. Mas se você preferir coar, não tem problema. Só vai perder um pouco das fibras, mas fica mais gostoso.
    Abraços,

  4. Juliana

    junho 30, 2015 at 4:31 pm

    Olá gostaria de saber se côa esse suco pra congelar e depois de pronto se coa pra beber?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top