Sucos Para Mães e Crianças

Sucos Para Bebês e Crianças Pequenas


Hoje vamos falar sobre um assunto muito polêmico e que as mamães de plantão se sentem um pouco perdidas. Bebês e crianças pequenas podem tomar sucos?

Eu sempre recomendo às mamães que amamentem exclusivamente o bebê até os 6 meses de idade e iniciem a introdução de alimentos aos poucos.

Assim faremos com os sucos.

sucos para crianças

Lembrando que a melhor opção para matar a sede ainda é a água, mas o consumo moderado e variado de sucos naturais é bom para que a alimentação da criança seja equilibrada e saudável.

Então, algumas dicas são:

  • Ofereça ao bebê um suco com 1 fruta por vez para que ele se acostume com o sabor da fruta. Já que ele só conhece o leite materno, vale à pena ter um pouco de trabalho ao apresentar novas aventuras de sabores ao seu pequeno. E se ele recusar de início, não se preocupe, o importante é que ele conheça o novo sabor de cada fruta.
  • Os sucos devem ser dados nos intervalos das mamadas e o melhor é prepará-los com no máximo 30 minutos de antecedência para que não percam as vitaminas tão importantes nesse processo.
  • O ideal é preparar cerca de 30ml a cada vez e aumentar gradativamente, até chegar aos 150ml.
  • Mamãe, tenha o cuidado de oferecer o suco em temperatura ambiente porque o seu pequeno está acostumado ao leite materno morno.

 

Então vamos ao processo…

Como Preparar Sucos Para Crianças

1 – Lave bem a fruta antes de começar a preparar o suco. Eu recomendo lavar em água corrente, realizar a higienização com Hipoclorito de Sódio (1 colher de sopa para cada litro de água por 15 minutos) e depois enxaguar em água corrente.

2 – Após este processo, descasque a fruta (se for o caso) e pique em pedaços pequenos para que possa ser colocada no liquidificador. Acrescente um pouco de água filtrada ao suco porque a criança está acostumada apenas com a consistência do leite materno e ajudará na adaptação.

3 – No início eu recomendo coar o suco, porque se você oferecer em mamadeira não terá problemas. Porém, após os primeiros dias você pode deixar o suco sem coar.

Mamãe, use sempre frutas in natura e não adicione açúcar de qualquer tipo ou mel e nem compre sucos industrializados ou use polpa de frutas, mesmo que seja mais prático. Deixe o seu pequeno conhecer o sabor real das frutas.

De início, ofereça mamão, banana e laranja, sempre separados para que o pequeno possa aproveitar esses novos sabores. Como a criança ainda está formando sua flora intestinal, essas frutas são interessantes por formar bolo fecal e auxiliar na absorção de ferro. Prefira frutas menos ácidas e mais doces para que o pequeno não estranhe muito e se adapte melhor.

Depois que o pequeno experimentar vários tipos de frutas, você pode fazer algumas misturas. Por exemplo, laranja com mamão, cenoura com laranja, banana com maçã, etc.

A mistura de frutas com legumes é interessante e saborosa, arrisque sem medo.

Após os 12 meses, prefira oferecer frutas em pedaços no lugar do suco porque a quantidade de fibras é muito maior e, assim, ajuda o intestino do pequeno a funcionar.

E lembre, mamãe, não ofereça suco junto com a refeição para que o pequeno não se acostume e resolva comer somente se tiver suco. A alternativa é oferecer uma fruta como sobremesa.

Acho interessante que as mamães saibam para que servem as frutas em nosso corpo. Por isso trouxe para vocês uma tabela com essas informações.

Fruta Benefício
Laranja

Por ser rica em vitamina C auxilia na absorção do ferro. Seu sumo é de fácil digestão e ajuda no funcionamento do intestino porque é rico em fibras, ajuda a combater resfriados, gripes.

Maçã

Ótima fonte de vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão. É uma das frutas mais usadas para combater a diarréia. 

Mamão

Rica em ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas A, B e C. É bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos. Por suas propriedades laxativas, é muito utilizado em casos de prisão de ventre. 

Manga

Rica em vitamina A, ferro, fibras, cálcio, fósforo e potássio. Tem ação laxativa. Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes.

Banana

Rica em potássio e vitaminas do complexo B e C. Entre os tipos mais comuns no Brasil, a banana-maçã é bastante recomendada para bebês, por seu sabor mais suave e por ser menos alergênica (só evite no caso de prisão de ventre). 

Melão e melancia

Ótima fonte de vitaminas do complexo B e C, fibra e potássio. Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins. São frutas boas para a reidratação. 

Para as mamães que têm dúvidas sobre os sucos de soja, esclareço que não recomendo para os pequenos porque são ricos em sódio (o grande vilão da hipertensão) e isoflavona, que é uma substância muito parecida com um hormônio feminino e é usada para reposição hormonal em mulheres no climatério. Alguns estudos mostram que as crianças entram na puberdade mais precocemente com o consumo dessa substância.

sucos verdes para criançasHoje também temos o suco verde que deixa muitas mamães em dúvida sobre a oferta aos pequenos. Recomendo que o suco seja oferecido à criança somente a partir dos 2 anos de idade, pois apesar de ser bastante nutritivo, até essa idade a criança ainda tem algumas restrições alimentares devido ao desenvolvimento do corpo.

O suco verde é uma forma de incluir verduras e legumes que, muitas vezes, são rejeitados pelos pequenos e podemos usar de artifícios na hora de oferecê-lo, como por exemplo, lembrar dos personagens de desenho, Hulk e Popeye. Há muitos benefícios nesse suco porque os alimentos são consumidos crus e isso faz com que fique muito mais nutritivo.

Algumas recomendações de uso para misturar frutas, legumes e verduras são:

Suco 1: alface + banana + limão

Suco 2: morango + couve + pepino

Suco 3: mamão + rúcula + limão

Suco 4: escarola + salsinha + maçã + pepino

Suco 5: melão + manga + couve

Suco 6: laranja + maçã + salsinha + pepino

Suco 7: couve + pepino + limão + maçã + água de coco

Seguem abaixo algumas receitas de sucos gostosos e nutritivos para os pequenos.

Suco verde

bebe tomando suco verde

Ingredientes 

  • 1 folha de couve manteiga
  • 25g de pepino
  • 25ml de suco de limão
  • 75g de maçã
  • 80ml de água de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 2 porções com 150ml cada 

Suco relaxante

O maracujá tem um flavonoide chamado isovetexina que atua como depressor do sistema nervoso central, relaxa, acalma e melhora a qualidade do sono. A cenoura e a maçã são fontes naturais de melatonina (hormônio do sono).

suco relaxante para bebe

Ingredientes 

  • Três colheres de sopa de polpa de maracujá.
  • Meia cenoura ralada
  • Uma maçã sem casca
  • Um copo de água filtrada

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. Beber uma hora antes de dormir.

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 3 porções com 150ml cada 

Suco com cálcio para crianças com alergia a lactose 1

suco para crianças

Ingredientes 

  • 2 folhas de couve manteiga
  • 3 cenouras cruas
  • 1 xícara de chá de brócolis cru
  • 1/2 maçã
  • 1/2 xícara de água filtrada

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 4 porções com 150ml cada 

Suco com cálcio para crianças com alergia a lactose 2

sucos para crianças com alergia

Ingredientes 

  • 1 laranja
  • 1 cenoura crua
  • 1 fatia grossa de melão
  • 1 banana
  • 1/2 xícara de água filtrada

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 3 porções com 150ml cada 

Suco Refrescante e Hidratante

criança bebendo suco

Ingredientes 

  • 1/2 fatia de melancia
  • 1/2 pera
  • 2 folhas de hortelã
  • 1/2 xícara de água filtrada

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 3 porções com 150ml cada 

Suco Tricolor

crianças bebendo suco de fruta

Ingredientes 

  • 1 copo médio de suco de laranja lima
  • 1/4 de beterraba crua
  • 1/2 cenoura pequena crua
  • 1/2 xícara de água filtrada

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe se necessário. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 3 porções com 150ml cada 

Suco amigo do intestino

suco para intestino

Ingredientes 

  • 1/3 de mamão papaia
  • 3 ameixas secas sem semente
  • 1 xícara de água filtrada (para as ameixas)

Modo de preparo

Um dia antes de fazer o suco, coloque as ameixas na água e guarde-as na geladeira. Na hora do preparo, ponha a mistura de ameixa e água no liquidificador, adicione o papaia e bata por 3 minutos. Sirva sem coar. Não adoçar. 

Tempo de preparo: 20 minutos 
Rendimento: 2 porções com 150ml cada 

Veja Também:

Mamães, espero que tenham aproveitado as dicas. Nos vemos na próxima!!!

Quem escreve: Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, especialização em Educação Nutricional, aprimorada em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Consultora em estabelecimentos comerciais, Palestrante e Colunista.

Email: [email protected]

 

6 Comments

6 Comments

  1. Paula

    outubro 4, 2016 at 9:11 pm

    Oi Dani,

    Perguntei à nutricionista que escreveu o artigo, Mariana Fantini, e ela respondeu que até os 2 anos de idade alguns alimentos ainda não são liberados para as crianças porque o intestino não está completamente maduro.

    Obrigada pelo comentário!

    Abraços,
    Paula

  2. Dani

    outubro 4, 2016 at 8:54 pm

    Ola, otimas dicas! adorei! Perguntinha, pq o suco verde soh a partir dos 2 anos?
    Obrigada

  3. Paula

    fevereiro 2, 2016 at 9:01 pm

    🙂 Obrigada, Felipe!

  4. felipe cohen

    fevereiro 2, 2016 at 2:26 pm

    parabéns!..

    …pelas receitas, pelo site, pela iniciativa.

    informação qualidade com clareza e muita leveza!

  5. Paula

    fevereiro 1, 2016 at 9:31 pm

    Que bom que gostou, Cleide! Fico muito feliz com comentários assim. =)
    Obrigada e volte sempre.
    Abraços,
    Paula

  6. Cleide

    fevereiro 1, 2016 at 9:27 pm

    A matéria está demais! !! Muito boa! Estou adorando as informações e sugestões.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top