Sucos Funcionais

Sucos Para Antes e Depois da Malhação

Sou só eu ou muita gente fica mais animada para fazer exercícios no começo do ano? De acordo com essa ferramenta do Google, que mostra o interesse das pessoas por termos ao longo do ano, eu não sou a “diferentona” neste quesito. Veja o salto que a procura pela palavra academia tem sempre no mês de janeiro.

google trends

Não é coincidência. Janeiro vem logo após o exagero das festas e é quando fazemos resoluções e planos para o ano todo. Projetamos como queremos estar no próximo reveillon. Um corpo mais enxuto e saudável faz parte da lista de desejos da maioria dos homens e mulheres.

E você sabe o que combina com exercícios?

Isso mesmo!

Sucos são extremamente benéficos antes e depois de malhar.

Um bom copo de suco antes de fazer exercícios fornece nutrientes e enzimas que ajudam a aumentar a sua energia para um bom treino. As enzimas ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo de sangue, levando nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo.

Por isso, beber sucos frescos antes de exercícios ajuda a melhorar a resistência e performance nos treinos.

Depois de se exercitar, seu corpo vai precisar repor os fluidos e eletrólitos (potássio, magnésio, sódio e cálcio). Suco fresco é o que existe de melhor para repor a água e os eletrólitos.

Alguns nutrientes importantes para exercícios fornecidos pelos sucos são:

Eletrólitos

sucos para exercícios

Os eletrólitos são importantes porque são o que nossas células utilizam para carregarem os impulsos elétricos (impulsos dos nervos, contrações musculares) através delas e para outras células.

Quando nos exercitamos muito, perdemos eletrólitos no suor, particularmente sódio e potássio, causando câimbras musculares, fadiga e dores de cabeça.

Sucos feitos com laranja, banana, abacate, beterraba, melão, mamão e legumes como batata-doce e cenoura são ricos em potássio.

 

Vitamina C

sucos para exercícios

Durante a atividade física prolongada de alta intensidade, pode-se aumentar 10 vezes ou até mais o consumo de oxigênio dos músculos, o que intensifica a produção de radicais livres, gerando lesão das células e tecidos. Ainda, os radicais livres produzidos durante o exercício prejudicam o sistema imunológico.

A Vitamica C é considerada um dos mais potentes antioxidantes, por sua capacidade em doar elétrons e inibir os radicais livres, diminuindo em até 30% o estresse oxidativo, e ainda potencializa a ação de outros antioxidantes, principalmente a vitamina E.

Alguns exemplos de ingredientes ricos em Vitamina C para incluir nos sucos são: laranja, kiwi, brócolis, limão, espinafre, pimentão, manga, morango, mamão, goiaba e tomate.

Nitrato

suco de beterraba para exercícios

O nitrato no nosso organismo se junta com um aminoácido l-arginina e produz óxido nítrico. Esse componente tem importantes funções no nosso organismo, como:  melhorar a regulação do fluxo sanguíneo; agir como neurotransmissor; atuar no metabolismo da glicose e do cálcio;  melhorar a contração muscular e a produção de energia.

A beterraba é rica em nitrato e famosa entre os atletas por aumentar a resistência durante o treino.

Um estudo realizado pela University of Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que tomam suco de beterraba têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos. Os cientistas descobriram que o nitrato encontrado nessa raiz ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo humano, o que deixa o exercício menos cansativo.

Proteína

suco-de-espinafre-para-malhar

Os músculos são constituídos basicamente de proteínas e seu envolvimento é fundamental para o desempenho em todos os esportes. A proteína ajuda a construir e reparar os músculos.

Para sucos ricos em proteínas, podemos incluir alimentos como tomate, repolho, pimentão, pepino, salsinha, couve-flor, brócolis, couve e espinafre.

Sucos para Antes do Treino

Antes do treino é importante priorizar o consumo de energia para a realização da atividade física.

Veja abaixo alguns vídeos com receitas de Sucos Pré-Treino:

 

Sucos Pós- Treino

Já para a alimentação pós-treino a prioridade é o consumo de proteínas que ajudarão na recuperação do tecido muscular.

Encontrei uma receita ótima, que envolve até o Whey Protein caseiro, feito com o soro do iorgurte. Falei um pouco disso no artigo sobre kefir, mas é possível fazer com leite mesmo.

Para fazer o whey protein caseiro que ela fala no vídeo, siga esta receita:

Obs: O whey protein caseiro é o líquido que sobrou do iogurte e que a maioria das pessoas joga fora. 🙄

Mais Receitas de Sucos Para Exercícios

Como vimos acima, há diversas possibilidades de sucos benéficos para a prática de exercícios. Você pode criar a sua própria receita, colocando ingredientes que contém eletrólitos, vitamina C, nitrato e proteína.

 

Ainda assim, resolvi colocar mais duas receitas recomendadas para quem faz exercícios, que encontrei em O Livro Completo dos Sucos.

Receita: O Potássio Está Aqui

Esta bebida fornece uma dosagem assombrosa de 1.834mg de potássio e transborda carotenos, vitaminas e minerais.

suco rico em potássio para malhar

Ingredientes:

  • Um punhado de salsa
  • 4 cenouras
  • Um punhado de espinafre
  • 2 raminhos de aipo
  • 1 tomate

Extraia primeiro o suco da salsa, fazendo bolinhos na mão e empurrando-o pelo bocal da centrífuga com ajuda de uma cenoura. Faça o mesmo com o espinafre e alterne a colocação do restante dos ingredientes.

Receita: Ponche de Potássio

Grosso e delicioso, este ponche é rico não só em potássio, mas também em vitamina C. É outra grande maneira de iniciar o dia.

sucos para malhar

Ingredientes:

  • Um pêssego sem caroço fatiado
  • 2 laranjas descascadas
  • 1/2 mamão se caroço fatiado
  • 1 banana descascada

Tire o suco do pêssego, seguido pelo de uma das laranjas, do mamão, e de outra laranja. Ponha tudo no liquidificador, acrescente a banana e misture.

Quer Começar a Malhar?

Se você ainda está parado e anda sem tempo ou vontade de fazer exercícios chatos em uma academia, indico o programa Queima de 48 Horas, que saiu na Boa Forma na edição de julho/2015.

sistema queima de 48 horas na revista boa forma

Neste programa, o personal trainner Vinícius Possebon passa uma série de exercícios de alta intensidade e curta duração para fazer em casa, sem necessidade de qualquer aparelho. São exercícios similares ao Cross Fit, mas é bem mais barato do que uma academia. Ainda, tem 30 dias de garantia incondicional. Ou seja, não gostando, é só pedir o reembolso que eles devolvem todo o dinheiro investido, sem problemas.  Saiba mais sobre o Queima de 48 Horas aqui.

1 Comment

1 Comment

  1. CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

    outubro 5, 2016 at 9:28 pm

    Gostei muito do site ,muito bem organizado e fácil de encontra aquilo que viemos buscar,estão de parabéns e sucessos sempre …abraços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top