Dica

O Suco Verde e as Receitas dos Famosos

suco verde da carol bufara

É muito provável que você já tenha ouvido falar dos benefícios do suco verde para fortalecer a saúde e ajudar na dieta. Os sucos feitos de verduras são fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam o trabalho do fígado na hora de eliminar as toxinas. Por isso os sucos verdes também são conhecidos como sucos detox.

Não é de se estranhar que tantos famosos tenham aderido ao suco verde. Mas, ao contrário de outras receitas passageiras da moda, o suco verde cada vez ganha mais adeptos e admiradores. Um exemplo é esta blogueira que vos escreve. 😎 Desde que comecei a tomar sucos de vegetais, percebo seus benefícios e hoje não abro mão de pelo menos um por dia.

Benefícios do Suco Verde

Sendo que os sucos verdes têm poder desintoxicante e auxiliam o trabalho do fígado na hora de eliminar toxinas, eles são muito benéficos para a saúde do organismo e para a beleza da pele. Você percebe a diferença após algumas semanas, é realmente visível. Os sucos verdes também têm muitas fibras, ajudam a regular o intestino e a emagrecer.

A História do Suco Verde

história do suco verde

Tudo começou em 2005, quando a americana Victoria Bountenko, professora de nutrição da Universidade do Sul de Oregon, publicou o livre Green for Life (Verde para a Vida). Ela investigou a vida dos chimpanzés selvagens e percebeu que, apesar da nossa genética ser muito parecida com a deles, eles possuem um sistema imunológico muito mais potente. Ela creditou essa diferença à alimentação dos chimpanzés, que é muito rica em folhas.

O suco verde foi popularizado a partir de 2012, por Kymberly Snyder, nutricionista de celebridades como Drew Barrymore e Fergie. Baseada no estudo de Boutenko, a nutricionista escreveu dois livros sobre detox e limpeza interna do organismo. Ela defende a tese de que o suco verde altera o corpo de dentro para fora, ajudando a reduzir o apetite e a renovar as energias.

As 7 Hortaliças mais Comuns do Suco Verde

 

Couve

suco verde de couve

O suco de couve é o mais popular entre os sucos verdes. Cerca de 190g de couve, aproximadamente 1 xícara de chá, contém mais vitaminas K e A do que o necessário por dia e mais da metade de vitamina C e manganês. A verdura também é rica em ácido fólico, cálcio, potássio e betacaroteno. Ela ainda ativa a apoptose, responsável por retardar o envelhecimento celular e é fonte de fibras e antioxidantes, que combatem as células cancerígenas. Por isso, couve no copo é sinal de boa saúde e menos medidas.

 

Agrião

suco verde de agrião

Ele é fonte de vitaminas do complexo B, responsável pelo crescimento, bom-humor e concentração, além de vitaminas C e K. Ainda contém boas quantidades de minerais, como o iodo, enxofre, fósforo e ferro, que são importantes para o funcionamento da tireoide, ajudam na formação de dentes e ossos e auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Seu consumo deve ser alternado com outras folhas verdes, devido à grande concentração de vitamina K, que tem como principal função a coagulação sanguínea.

Brócolis

suco verde de brócolis

Rico em clorofila e vitamina A, atua na desintoxicação das células, inibe a ação dos radicais livres e contribui para a saúde da pele e dos cabelos. Contém grande de betacaroteno, zinco e selênio, que fortalecem o sistema imunológico. O ponto alto do seu consumo é a quantidade de cálcio, cerca de cinco vezes maior que do leite, ajudando no fortalecimento dos ossos e dentes.

Salsão

suco verde de salsao

Conhecido também como aipo, ele é composto praticamente por água, principalmente no talo. Por isso é diurético, ideal no combate da retenção de líquidos e inchaço. Além disso, possui substâncias que agem diretamente nos rins, auxiliando na eliminação de toxinas. Também é rico em potássio, cálcio e fósforo, ajudando na preservação dos músculos, ossos e no fortalecimento do organismo contra a osteoporose. Incluí-lo no suco verde é garantia de um corpo mais enxuto.

Folhas de Couve Flor

suco verde de couve flor

Elas geralmente são descartadas, mas são excelentes para fazer suco verde. Estudos constataram que cerca de 100g da folha contêm 122mg de vitamina C, ou seja, tem quatro vezes mais que a mesma quantidade de polpa de laranja. A vitamina C é responsável por neutralizar a ação dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento celular e prevenindo a formação de tumores.

Espinafre

suco verde com espinafre

A hortaliça é rica em vitamina A e vitamina B12, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, é fonte de ferro, sempre indicado em casos de anemia e desnutrição. Suas folhas verdes-escuras contêm uma substância chamada geranilgeraniol, que tem capacidade de diminuir o risco de doenças do coração e câncer.

Rúcula

suco verde com rúcula

A verdura contém betacaroteno que, quando ingerida, se transforma em vitamina A, perfeita para os olhos e para a pele, e fundamental para o crescimento infantil. A rúcula também é riquíssima em potássio, importante no equilíbrio da quantidade de água presente nas células, mantendo o corpo hidratado.

Como Fazer Suco Verde

Para fazer suco verde, não há uma única receita. Basta escolher, na quantidade certa, frutas e hortaliças que mais agradam ao paladar e fazer suas misturas. É recomendável dispensar o açúcar.

Pode-se misturar no suco verde até dois tipos de folhas verde-escuras com:

  • Ervas

Exemplos: hortelã, salsinha, erva-doce e capim-limão.

Escolher apenas uma por suco, já que seus gostos são predominantes.

  • Legumes

Exemplos: pepino, chuchu e abóbora.

Os legumes têm ação diurética e causam sensação de saciedade.

  • Raízes

Exemplos: beterraba, cenoura e gengibre.

O gengibre acelera o metabolismo e a cenoura, além de conter diversas vitaminas, ainda adoça o suco naturalmente.

  • Brotos e Sementes Germinadas

Exemplos: alfafa e broto de feijão.

Ajudam na digestão e absorção dos alimentos.

  • Sementes

Exemplos: linhaça, chia, girassol e gergelim.

Colocar uma semente por suco. As sementes causam a sensação de saciedade, têm ação antioxidante, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o colesterol.

  • Frutas

Exemplos: Limão, maçã, morango, melão, melancia, abacaxi e uva.

Colocar até duas por suco. A fruta ajuda a melhorar o gosto do suco verde, mas a predominância no suco deve ser de verduras e não de frutas.

As Receitas de Suco Verde dos Famosos

Vira e mexe uma celebridade é fotografada com uma garrafinha de suco verde na mão e vários declaram tomar o suco regularmente.

Abaixo, algumas das receitas de suco verde dos famosos para a revista Veja, edição 2357 (janeiro de 2014).

Suco Verde da Carol Buffara

 

suco verde da carol bufara

“Sou praticamente viciada: toda manhã acordo com sede de suco verde.”

Ingredientes:

– 1 maçã vermelha com casca;

– 2 talos de aipo;

– 1 punhado de hortelã;

– 1 punhado de salsinha;

– 1 fatia de gengibre;

– 1 limão espremido;

– 1 folha de couve;

– ½ copo de água de coco.

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com gelo.

(118 calorias)

Receita de Suco Verde da Paloma Bernardi

“Tomo o suco para fazer uma faxina no organismo. Comecei em agosto, como preparação para desfilar no carnaval, mas já me sinto com muito mais pique. Só não tenho paciência para ficar picando couve de manhã. Então, uso um método mais prático.”

Ingredientes:

– 1 folha de couve;

– 1 pedaço de gengibre;

– 1 copo de suco de laranja;

– Água ou água de coco;

Modo de fazer: Pique e triture a folha de couve e o gengibre. Adicione água ou água de coco suficiente para a mistura fica líquida, mas não muito diluída. Coloque em formas de gelo e leve ao congelador. Na hora de servir, bata dois cubos desse gelo verde com um copo de laranja.

(118 calorias)

 

Receita de Suco Verde do Eriberto Leão

receita de suco verde

“Mudei minha alimentação para me aproximar mais da natureza. Tudo o que vem direto dela é mais saudável, por isso já adotei essa receita há cinco anos. É parte de um modelo de vida mais sustentável, que vai dos hábitos alimentares a coisas como o comportamento no trânsito.”

Ingredientes:

– 1 ou 2 colheres de sopa de sementes de trigo ou de gergelim;

– 3 folhas de couve orgânica;

– 3 maçãs orgânicas com casca;

– Água;

Modo de fazer: Coloque as sementes em um copo de água filtrada e deixe germinar durante a noite. De manhã, bata-as no liquidificador com a couve, as maçãs com casca e água a gosto.

Receita de Suco Verde da Gwyneth Paltrow

receita de suco verde

“Tão estimulante quanto uma xícara de café, o suco verde é uma opção incrivelmente saudável e revigorante para começar o dia.”

Ingredientes:

– 5 folhas de couve;

– 1 limão;

– 1 maçã;

– 1 pedaço de gengibre fresco;

– 1 raminho de hortelã fresca;

– 120ml de água;

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes. Em seguida, passe a mistura por uma peneira e beba imediatamente.

(88 calorias)

Receita de Suco Verde da Paula Albocino (eu)   😆

suco verde da paula

“Comecei a tomar sucos verdes há mais de um ano. Desde então, meus dias só começam depois de um copo bem cheio. Após alguns dias tomando suco verde, você começa a notar a diferença na sua pele e na sua disposição. Vale à pena testar!”

Ingredientes:

– 3 cubos de gelo de couve;

– suco de 2 laranjas;

– Um punhado de Goji Berry;

– 1 pedaço de gengibre fresco;

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes e beba imediatamente.

Espero que tenha gostado da matéria e que experimente os sucos dos famosos e o meu também.  🙂 Até mais!

loading…
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top