Saúde

Como Higienizar Frutas e Verduras de Acordo com Especialistas

fruta sendo lavada

fruta sendo lavada

Não é incrível que em pleno século XXI a gente envenene a nossa própria comida? Eu acho surreal. E se isso deve ser uma preocupação de todos, para quem costuma tomar sucos e se alimentar mais de alimentos crus, a preocupação é redobrada.

Higienizar corretamente frutas e verduras é essencial para evitar contaminação não apenas de agrotóxicos, mas também de fungos e bactérias.

E qual é a forma mais correta de fazer a higienização de alimentos? Será que deixar alguns minutos de molho no vinagre resolve?

De acordo com especialistas, vinagre serve apenas para ajudar a facilitar a eliminação de vermes visíveis, não tem efeito algum sobre fungos, bactérias e agrotóxicos. A maneira mais eficiente seria a água sanitária.


Como Fazer a Higienização de Alimentos – Passo a Passo

 

nutricionista Gabriela Hoelz

Segundo a nutricionista Gabriela Hoelz, utilizar as pastilhas de hipoclorito – aquelas vendidas em mercados e farmácias – é a melhor opção, por já virem na concentração correta. Entretanto, elas são bem caras e, por isso, muita gente acaba não comprando e buscando soluções mais caseiras.

Ela ensina então a higienizar os alimentos com água sanitária. Mas atenção: não é qualquer uma. As próprias para uso culinário possuem esta indicação no rótulo.

1º passo: Faça uma pré-seleção, descartando as folhas, frutas e legumes que não estão adequados para consumo;

2º passo: Lave as frutas e verduras em água corrente;

3º passo: Prepare a solução clorada em quantidade suficiente para manter o hortifruti todo submerso: 1 Litro de água potável com 1 colher de sopa de água sanitária (de preferência para uso culinário, chamado também de hipoclorito);

4º passo: Mergulhe os hortifrutis na solução clorada durante 15 minutos por completo. No caso de boiarem, como as folhas, você pode usar um utensílio, como faca ou colher para fazer peso e mantê-las submersas na solução;

5º passo: Enxague bem em água potável corrente, observando sempre se ficou alguma larva ou caramujo agarrado;

6º passo: Elimine o excesso de água. Procure manter os hortifrutis crus sempre em temperatura abaixo de 5°C.

Algumas observações importantes:

  • Os utensílios que terão contato com o hortifruti também deverão estar bem higienizados e seguir o mesmo procedimentos, como as facas e as placas de corte;
  • Nunca utilizar vinagre no lugar do hipoclorito, pois o vinagre não é sanitizante, ou seja, não elimina os microrganismos;
  • O vinagre pode ser utilizado antes da solução clorada para facilitar a remoção de parasitas visíveis como, as larvas e os caramujos. Isso ajuda muito no caso da couve-flor.

Veja abaixo um vídeo que mostra as mesmas instruções passadas pela nutricionista Gabriela.

Colocar na Geladeira Evita a Absorção dos Agrotóxicos

No quadro do programa Fantástico da TV Globo, o “Doutor Bactéria” também prescreve a água sanitária, mas ele instrui a deixar o alimento duas horas na geladeira antes de fazer a higienização.

Ele diz que este procedimento vai impedir que as frutas e verduras absorvam os agrotóxicos que estão em sua superfície, processo chamado de “uptake”.

Nota da Nutricionista: Gabriela alerta que é necessário tomar cuidado ao guardar na geladeira alimentos que não foram higienizados, já que eles podem contaminar outros alimentos que estão dentro da geladeira, principalmente os que já estão prontos.

Tintura de Iodo a 2% Retira os Agrotóxicos dos Alimentos

De acordo com o Dr. Lair Ribeiro, a tintura de iodo a 2% seria capaz de retirar os agrotóxicos das frutas e verduras. Veja a entrevista em que ele ensina o método no vídeo abaixo.

Nota da Nutricionista: “Eu andei lendo e consultei alguns professores e colegas e não encontramos nenhum artigo científico que comprove tal coisa, nem quanto ao bicarbonato nem quanto ao iodo. Então são recomendações completamente empíricas, tipo receita de vó”, disse Gabriela Hoelz.

E você, já estava higienizando corretamente seus alimentos? Deixe seu comentário abaixo!


loading…
3 Comments

3 Comments

  1. Mariley Medeiros

    setembro 8, 2016 at 5:09 pm

    Eu sempre higienisei usando a Qboa própria para higienisar os alimentos deixo uns 15m enchaguo e depois eu coloco noutra bacia água com vinagre,e quando vamos comelas,cortamos os talos como da maçãs laranjas e outras,pois ali se concentra os “venenos”!Li uma reportagem sobre isso,e a fruta que foi mostrada foi o tomate!

  2. Paula

    março 17, 2015 at 7:03 pm

    Oi Gabriela,
    Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha aprendido com as dicas.
    Beijos

  3. Gabriela Santos

    março 17, 2015 at 4:44 pm

    Ótimas dicas! Mesmo quem costuma higienizar os alimentos, como eu, não se liga em detalhes como higienizar as tábuas de corte/facas ou usar um peso para manter submersas as folhas q teimam em boiar! Também não sabia q existiam águas sanitárias apropriadas para isso. Agora vou fazer certo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top