Sucos Funcionais

Alimentos e Sucos Que Ajudam a Engravidar

alimentos-para-engravidar

O sonho da maioria das mulheres é ser mãe e muitas conseguem na primeira tentativa. Entretanto, para algumas mulheres, o sonho de engravidar demora um pouco mais para ser realizado. Além da ansiedade, que é um fator psicológico, fatores físicos e comportamentais também podem influenciar no processo de fertilidade.

Relações sexuais no momento errado podem influenciar muito na hora da concepção. É muito importante que a mulher conheça os sinais do corpo que lhe dizem quando ela esta ovulando, para poder se planejar.

Alguns medicamentos também podem atrapalhar a concepção. Descongestionantes, por exemplo, podem fazer secar o muco cervical (muco presente no período fértil, responsável por ajudar os espermatozóides a chegarem até o óvulo).

Problemas anatômicos também podem atrapalhar a concepção, pois espermatozóide e óvulo precisam de caminho desobstruído para se encontrarem.

Mulheres que têm ciclos menstruais irregulares também podem ter a fertilidade prejudicada. A média para um período menstrual normal é de 28 dias. A ovulação ocorre no meio do ciclo. Logo, em um ciclo de 28 dias, a ovulação vai ocorrer por volta do 14° dia. Porém, existem várias situações que fazem com que a mulher tenha a sua ovulação adiantada ou atrasada, como por exemplo ovário policístico, hiper ou hipotireoidismo, alterações hormonais, estar muito acima ou muito abaixo do peso, ou estar próximo ao período de menopausa.

DSTs não tratadas, idade da mulher, uso de drogas e álcool também influenciam na fertilidade.

Dentre todos estes fatores que podem estar atrapalhando a gravidez, temos também a alimentação. Mulheres que pretendem engravidar precisam se preocupar muito com a alimentação, independente do seu peso na balança, pois estar com um peso dentro do padrão não quer dizer que você esteja saudável. Os alimentos podem ajudar na fertilidade tal como pode atrapalhar, basta fazer escolhas certas.

Alimentos que podem prejudicar a ovulação:

  • Café em excesso prejudica muito a ovulação, pois ele não permite que o organismo absorva ferro e cálcio, deixando a saúde reprodutiva prejudicada.
  • Soja e carboidratos refinados também prejudicam a fertilidade. A soja por causa do fitoesterol, hormônio que interfere no estrógeno, hormônio envolvido na ovulação.
  • Os carboidratos refinados, por conta dos processos que eles passam, que retiram os nutrientes essenciais para mulher que quer engravidar, como antioxidantes, vitamina C, B e ferro.

Alimentos que ajudam na fertilidade:

Um dos mitos que muitas mulheres que querem engravidar ouvem é que o consumo de ácido fólico ajuda a engravidar. Na verdade, o ácido fólico é muito importante e é essencial que a mulher aumente seu consumo antes mesmo de engravidar. Porém, isto nada tem a ver com a fertilidade, e sim com a saúde do bebê. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural do recém nascido e está presente em verduras verdes escuras, como brócolis, espinafre e frutas cítricas.

Para potencializar a ovulação, você deverá aumentar o consumo de algumas vitaminas e minerais, tais como:

  • Ferro: encontrado em verduras verdes escuras, carnes e leguminosas.
  • Vitamina A , B , B6 e B12: verduras verdes escuras, como couve manteiga, laticínios (dê preferência aos integrais), ovos e leguminosas.
  • Vitamina C, D e E: Verduras verdes escuras, frutas cítricas, peixes, azeite de oliva, óleo de coco, gordura de porco, oleaginosas como: nozes, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs.
  • Sementes como linhaça, por conter ômega 3 e 6 e por ajudar a eliminar a glicose do sangue, ajudando a evitar a diabetes gestacional.

Agora vamos usar as melhores combinações para sucos maravilhosos que vão te ajudar a realizar seu sonho.

Suco de Inhame 

 

alimentos para engravidar

Se existe um alimento que deve constar na alimentação de quem quer engravidar, esse alimento é o inhame. O inhame ajuda na qualidade do sangue e ajuda no sistema imunológico, além de ter a presença de fito-hormonio diosgenina. Ele é utilizado na industria farmacêutica em medicamentos, ajuda na fertilidade feminina e menopausa. A diosgenina se transforma em progesterona no corpo, hormônio ligado na reprodução; a progesterona atua inibindo o estrógeno do organismo, fazendo aumentar a atividade dos folículos ovarianos que levam à ovulação, aumentando a chance de gravidez.

Laranja possui vitamina C e ácido fólico.

Couve é rica em ferro que por sua vez tem a sua absorção potencializada pela vitamina C da laranja.

Ingredientes:

  • Suco de Inhame
  • 1 inhame
  • 4 laranjas pêra
  • 1 folha de couve

Modo de preparo: esprema as laranjas bata o suco no liquidificador com o inhame cru e a folha de couve. Não coar para aproveitar as fibras dos alimentos.

Suco de Abacaxi

 

Abacaxi-1

O abacaxi contém bromelina, que funciona como um anticoagulante natural. Com isso, há um maior fluxo sanguíneo dirigido ao útero e um aumento das chances de fixação do embrião. O gengibre aumenta a libido e elimina toxinas, enquanto que a linhaça ajuda a eliminar a glicose do sangue, ajudando a evitar a diabetes gestacional.

Ingredientes:

  • 2 fatias de abacaxi
  • 150 ml de água
  • 2 fatias pequenas de gengibre
  • 2 colheres de linhaça

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar.

Suco de Agrião com Melancia

 

agrião ajuda a engravidar

O Zinco é um dos minerais mais importantes quando se fala em concepção. Este nutriente é fundamental para um óvulo saudável, principalmente quando associado com a vitamina B6.

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, inclusive a B6, enquanto que a melancia é fonte de zinco.

Ingredientes

  • 1 Fatia de Melancia
  • 1 punhado de agrião
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • Gengibre a gosto

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Devemos evitar coar e adoçar os sucos.

Quem escreve: Formada pela Universidade Guarulhos no ano de 2013. Atendo gestantes e crianças em fase de introdução alimentar. Sou mãe da Rafaella de 2 anos.Atendo em São Paulo no Espaço nona Lua (grupo de apoio a gestação parto e pós parto). https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-NONA-LUA-573856799300308/?fref=ts

E em guarulhos no espaço Amigas do Ventre (grupo de apoio a gestação parto e pós parto). https://www.facebook.com/Amigas-do-Ventre-816194835132621/?fref=ts

Telefone para marcar consulta (11) 97014-0470 (whatsapp) Facebook pessoal https://www.facebook.com/JUNUTRI?fref=ts

Intagram: juh.nutri_1

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

Olá! Você Pegou seu Ebook? É Grátis!

Também odeio Spam.