Soluções Naturais Para a Saúde http://voudesuco.com.br O suco verde foi a minha porta de entrada para uma vida saudável. Neste site, falamos sobre sucos verdes, probióticos, óleos essenciais e alimentação natural. Wed, 09 Jan 2019 19:52:21 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.1.1 147109240 Óleos Essenciais Fototóxicos vs Dermo Cáusticos http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-fototoxicos-vs-dermo-causticos/ http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-fototoxicos-vs-dermo-causticos/#respond Sat, 22 Dec 2018 20:24:00 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3441 Óleos essenciais de limão siciliano, arruda, canela e orégano. Dois deles são dermo cáusticos e dois são fototóxicos. Você sabe dizer quais são o quê? Óleos essenciais fototóxicos (ou fotossensíveis) são aqueles que, quando você passa na pele, deve evitar se expor ao sol durante um tempo. Os agentes fototóxicos mais comuns são os psoralenos […]

The post Óleos Essenciais Fototóxicos vs Dermo Cáusticos appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
Óleos essenciais de limão siciliano, arruda, canela e orégano. Dois deles são dermo cáusticos e dois são fototóxicos. Você sabe dizer quais são o quê?

Óleos essenciais fototóxicos (ou fotossensíveis) são aqueles que, quando você passa na pele, deve evitar se expor ao sol durante um tempo.

Os agentes fototóxicos mais comuns são os psoralenos ou furanocumarinas, encontrado principalmente em óleos essenciais cítricos.

Entretanto, estas substâncias são pouco voláteis. Desta forma, alguns óleos essenciais, mesmo sendo cítricos, não são fototóxicos quando destilados a vapor.

Um exemplo é o óleo essencial de limão siciliano, que quando extraído por destilação, não é fototóxico. Como nem sempre sabemos a forma de extração de cada óleo, melhor evitar a exposição ao sol após usá-lo na pele.

Alguns óleos essenciais fototóxicos são: Angélica raiz, Bergamota, Laranja azeda, Cominho, Limão siciliano e Taiti (extraídos a frio), Mandarina, Arruda, Tagetes, entre outros.

Então, se for usar algum destes óleos em formulações para massagens no corpo ou rosto, prefira usar à noite e tome banho antes de sair ao sol.

Já os óleos essenciais dermo cáusticos são aqueles que podem causar algum dano à pele, mesmo que a pessoa não saia ao sol depois. Os óleos essenciais da família do Fenol, que são os mais potentes antimicrobiais, geralmente têm esta característica.

Se você já passou um óleo essencial de cravo, orégano, canela ou tomilho diretamente na pele, sabe que eles causam ardência e deixam a pele vermelha depois.

Então, sempre dilua os óleos essenciais dermo cáusticos em um óleo vegetal carreador antes de passar na pele!

E você, acertou a pergunta da foto? Já teve experiências com algum óleo fototóxico ou dermo cáustico? Conte nos comentários sua experiência!

The post Óleos Essenciais Fototóxicos vs Dermo Cáusticos appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-fototoxicos-vs-dermo-causticos/feed/ 0 3441
Óleo Essencial de Lavanda – Usos e Benefícios http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-lavanda-usos-e-beneficios/ http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-lavanda-usos-e-beneficios/#respond Tue, 14 Aug 2018 19:30:54 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3406 O mais popular entre todos, o óleo essencial de lavanda é daqueles que quando a gente começa a usar não fica mais sem. A sua característica mais conhecida é a capacidade de reduzir ansiedade, acalmar e combater insônia. Não à toa, vemos tantos produtos feitos para bebês com perfume de lavanda. Mas antes de sair […]

The post Óleo Essencial de Lavanda – Usos e Benefícios appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>

O mais popular entre todos, o óleo essencial de lavanda é daqueles que quando a gente começa a usar não fica mais sem.

A sua característica mais conhecida é a capacidade de reduzir ansiedade, acalmar e combater insônia. Não à toa, vemos tantos produtos feitos para bebês com perfume de lavanda.

Mas antes de sair por aí comprando o seu vidrinho, é importante saber que existem diferentes tipos de óleos essenciais de lavanda e nem todos possuem as mesmas propriedades.

Lavanda angustifolia x Outros

O tipo com maior qualidade e propriedade calmante é a do tipo angustifolia. Você encontra nos rótulos como Lavandula angustifolia, Lavandula officialis e Lavandula vera. A Lavanda angustifolia tem origem em países mais frios, como França, Bulgária, Inglaterra e Rússia.

Temos também a Lavanda Spike, originada da Lavandula latifolia, rica em cânfora. Assim, como a Lavanda Dentata, que é a mais comum no Brasil, ambos são estimulantes e úteis em rinites e não possuem as propriedades calmantes da Lavanda angustifolia.

Existem outros tipos, mas o assunto deste artigo é a Lavanda angustifolia, pelas suas incríveis propriedades terapêuticas e capacidade de combater o estresse.

Tanto que, em 2010, um laboratório da Alemanha lançou no mercado o Silexan, medicamento feito exclusivamente de óleo essencial de Lavanda angustifolia.

Um estudo demonstrou que os pacientes com ansiedade generalizada que ingeriram 1 cápsula de Silexan diariamente durante 14 dias consecutivos tiveram os mesmos resultados do que aqueles que ingeriram o medicamente alopático benzodiazepínico lorazepan. Cada cápsula continha 1 ou 3 gotas de óleo essencial de Lavanda.

>> Para ingerir o óleo essencial de lavanda, consulte um médico ou aromaterapeuta.

Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda

– Pingue 1 gota no travesseiro antes de dormir

– Passe um pouco de óleo essencial de lavanda diluído em um óleo vegetal (ou puro mesmo) nas solas dos pés antes de dormir

– Pingue de 10 a 15 gotas no difusor aromático do quarto

– Pingue 1 gota no colar aromático e sinta-se mais calmo durante o dia todo

– Inale um pouco nas mãos em formato de concha antes de ir a uma reunião ou fazer alguma apresentação importante

O óleo essencial de lavanda também é um dos mais potentes para a pele, sendo excelente em queimaduras. Age como antisséptico, cicatrizante e promove a renovação celular.

Atua também contra a psoríase e marcas de expressão.

Desodorante Caseiro com Óleos Essenciais 

 Eu faço o meu desodorante na concentração de 0,5%, que é uma proporção segura e suficiente para mim. Para calcular a concentração, saiba que cada ml de óleo essencial equivale a 22 gotas. Desta forma, em uma base de 50ml, 1% seria 0,5ml, que é igual a 11 gotas.

  • 50ml de leite de magnésia.
  • 11 gotas no total, sendo 6 de lavanda e 5 de melaleuca.

Coloque em um frasco de spray e agite antes de usar.

 

> Pegue seu ebook com resumo de usos e benefícios de óleos essenciais

> Saiba mais sobre o óleo essencial de Hortelã-Pimenta

> Saiba mais sobre o óleo essencial de limão siciliano

> Siga @voudeoleosessenciais no Instagram

 

Principais fontes:

Livro Técnicas de Aplicações de Óleos Essenciais, de Fernando Amaral

Jornal de Aromatologia Laszlo, 7 edição.

The post Óleo Essencial de Lavanda – Usos e Benefícios appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-lavanda-usos-e-beneficios/feed/ 0 3406
Óleo Essencial de Limão Siciliano – Benefícios http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-limao-siciliano-para-que-serve-como-usar/ http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-limao-siciliano-para-que-serve-como-usar/#respond Thu, 02 Aug 2018 20:46:41 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3360 O óleo essencial de limão siciliano está entre os meus favoritos. Assim como o óleo essencial de hortelã-pimenta, sobre o qual eu falei no vídeo passado, o óleo essencial de limão também é super versátil e eu uso todos os dias de diversas formas diferentes. >> Pegue Grátis Ebook sobre Óleos Essenciais e Seus Benefícios […]

The post Óleo Essencial de Limão Siciliano – Benefícios appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>

O óleo essencial de limão siciliano está entre os meus favoritos. Assim como o óleo essencial de hortelã-pimenta, sobre o qual eu falei no vídeo passado, o óleo essencial de limão também é super versátil e eu uso todos os dias de diversas formas diferentes.

>> Pegue Grátis Ebook sobre Óleos Essenciais e Seus Benefícios

  • Dissolver Gordura

Retirado da casca do limão siciliano, este óleo é conhecido pela sua propriedade de dissolver gordura. Por isso, é bastante útil em cremes corporais para combater gordura localizada e celulite.

Como usar: Você pode fazer o seu próprio creme redutor de gordura em casa com um bom óleo vegetal e algumas gotas de óleo essencial de limão para massagens localizadas.

>> Atenção: Cuidado com a exposição ao sol, pois pode queimar e manchar a pele. Faça a massagem a noite e tome banho antes de expor a área massageada ao sol

  • Limpeza de casa

É também útil para limpar a casa, pois além de ajudar a remover gordura acumulada, é antibacteriano, antisséptico e neutraliza odores desagradáveis.

Como usar: Faça uma solução de 100ml de vinagre, 100ml de água, 1 colher de bicarbonato de sódio e 20 gotas de óleo essencial de limão. Obs: faça a solução em um recipiente grande, pois o vinagre e o bicarbonato reagem uando em contato.

  • Adstringente

É um ótimo adstringente, sendo útil para pele e cabelos oleosos, controle de acne e caspa.

Como usar: Pingue algumas gotas de óleo essencial de limão no seu shampoo e demaquilante favorito. De novo, cuidado com a exposição ao sol.

  • Combate doenças já estabelecidas

É útil em tratamentos de anemia, de colesterol alto e câncer.

Sobre o câncer, um estudo conduzido em uma universidade na Holanda constatou que o d-limoneno, que é um composto químico muito presente no óleo essencial de limão, induz a apoptose de células cancerosas, ajudando no tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer, como: câncer de próstata, mama, estômago, fígado, intestinos, pâncreas, mama, pulmão, leucemias e outros.

Como usar: Para combater doenças com o d-limoneno, será necessário fazer a ingestão do óleo essencial de limão. Procure um aromaterapeuta para indicar as melhores dosagens para o seu caso. Principalmente se você estiver com câncer, procure fazer um tratamento conjunto do seu médico com um aromaterapeuta para ter certeza de que o óleo não vai  interferir em nenhum medicamento que você já esteja tomando e para que eles indiquem as dosagens adequadas.

  • Previne doenças

Fortalece a imunidade e ajuda a combater resfriado, sinusite e garganta inflamada.

Como usar: Através de inalação direta ou ingestão. Se você estiver saudável e não estiver tomando remédio, o óleo essencial de limão é seguro para ingestão. Eu tomo 3 gotas de óleo essencial puro pela manhã. Você pode misturar com mel ou alguma geleia que você goste.

 

  • Purificador de ambiente

Use para desinfetar o ar, evitando epidemias de gripes e viroses

Como usar: Pingue de 15 a 20 gotas em um aromatizador de ambientes.

>> Pegue Grátis Ebook sobre Óleos Essenciais e Seus Benefícios

  • No emocional:

Combate depressão e cansaço físico e mental, melhora ambientes tensos, ajuda a organizar e clarear ideias.

Como usar: Pingue de 15 a 20 gotas em um aromatizador de ambientes ou em um colar aromático.

 

  • Usos culinários

Como usar: Pingue algumas gotas no seu azeite ou para fazer doces.

 

Receita: Torta de limão Crua e Saudável

Base da torta:

  • 1/2 xícara de castanha de caju
  • 1/2 xícara de amendoim
  • 1 xícara de tâmaras (ou outra fruta seca que preferir)

Triture até virar uma massa pegajosa em formato de bola no processador. Se precisar, para dar liga coloque mais frutas secas ou um pouco de água. Use essa massa para cobrir a assadeira.

Recheio:

  • 2 xícaras de castanha de caju hidratadas por pelo menos 8 horas
  • Tâmaras sem caroço hidratadas por pelo menos 4 horas
  • 1 xícara de água
  • Açúcar de coco, xylitol ou o que adoçante que preferir para adoçar, caso necessário, pois as tâmaras já adoçam bastante.
  • Óleo essencial de limão a gosto. Coloque apenas algumas gotinhas e vai testando o gosto.

Descarte a água da castanha de caju e bata com os outros ingredientes. Coloque a água aos poucos, para não ficar muito líquida e bata até virar uma massa homogênea.

Coloque na geladeira por algumas horas e sirva.

 

>> Pegue Grátis Ebook sobre Óleos Essenciais e Seus Benefícios

>> Adquira seu óleo essencial de limão siciliano aqui

>> Quer gerar uma renda extra com os óleos? Entre em contato comigo e saiba como fazer.

 

 

 

Fontes principais:

Curso Pele de Pétalas

– Livro Técnicas de Aplicações de Óleos Essenciais – Fernando Amaral

-http://www.toqueativo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:oleos-essenciais-citricos-fabian-laszlo&catid=89:artigos

The post Óleo Essencial de Limão Siciliano – Benefícios appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-limao-siciliano-para-que-serve-como-usar/feed/ 0 3360
Óleo Essencial de Hortelã Pimenta – Benefícios e Como Usar http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-hortela-pimenta-beneficios/ http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-hortela-pimenta-beneficios/#respond Wed, 25 Jul 2018 19:33:12 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3347 Se eu tivesse que escolher um só óleo para ter neste momento, escolheria o óleo essencial de Hortelã Pimenta. Todos são incríveis e cada um tem suas propriedades, mas poucos são tão versáteis e nos cativam tão rápido quanto este. Para começar, o cheiro é bem forte, mas ao mesmo tempo, muito agradável. Tem cheiro […]

The post Óleo Essencial de Hortelã Pimenta – Benefícios e Como Usar appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>


Se eu tivesse que escolher um só óleo para ter neste momento, escolheria o óleo essencial de Hortelã Pimenta. Todos são incríveis e cada um tem suas propriedades, mas poucos são tão versáteis e nos cativam tão rápido quanto este.

Para começar, o cheiro é bem forte, mas ao mesmo tempo, muito agradável. Tem cheiro de menta, porque o principal componente químico dele é o menthol.

O óleo essencial de Hortelã Pimenta é muito versátil e atua principalmente em casos de inchaço e dor

Algumas de suas funções principais são:

– Distúrbios respiratórios: é expectorante e ajuda em sinusites, bronquites, nariz entupido e peito congestionado.

Como usar: Basta abrir o vidro e inspirar bem perto dele que logo você sente o ar entrando e saindo com mais facilidade. Pode também diluir em óleo vegetal e passar no peito.

– Problemas digestivos: Ajuda em casos de náusea, enjôo, gases, asia e dores de barriga.

Como usar: Pode ingerir 3 gotas diluídas em água (somente óleos 100% puros e de empresas confiáveis), diluir em óleo e massagear a barriga ou fazer inalação.

– Dores de cabeça: O óleo essencial de hortelã-pimenta se mostrou tão eficaz em estudo quanto o uso de Paracetamol, mas sem os danos colaterais.

Como usar: Passe o óleo diluído em álcool de cereais ou então puro mesmo nas têmporas a cada 15 minutos, até sumir a dor. Atenção para não passar o óleo perto dos olhos.

 

– Crescimento de cabelos: O óleo de hortelã-pimenta aumenta a vascularização e também age como regulador da produção sebácea e da caspa.

Como usar: Dilua o óleo de hortelã-pimenta em água ou vinagre de maçã e passe no couro cabeludo, massageando bem.

– Celulite, varizes, gordura localizada e manchas roxas causadas por pancadas: O óleo de hortelã-pimenta tem ação estimulante da circulação local.

Como usar: Dilua o óleo de hortelã-pimenta em um óleo vegetal e massageie o local.

– Dores musculares e cólicas menstruais: Ajuda a diminuir tensões musculares e atua como analgésico.

Como usar: Dilua o óleo de hortelã-pimenta em um óleo vegetal e massageie o local.

– Halitose: Refresca o hálito.

Como usar: Faça seu próprio enxaguante bucal. Pingue algumas gotas em um copo de água e faça um gargarejo.

 

Aspectos Emocionais:

No campo emocional, o óleo essencial de hortelã-pimenta clareia a mente, melhora a atenção, reduz o sono durante o dia, dá mais energia. Ajuda a organizar pensamentos, aumenta a sensação de liberdade e prepara o corpo e a mente para novas fases da vida. Ajuda a combater depressão.

Como usar: Fazer inalação pela manhã, colocar no aromatizador pessoal ou de ambiente.

>> Adquira seu óleo de hortelã-pimenta aqui

>> Quer gerar uma renda extra com os óleos? Entre em contato comigo e saiba como fazer.

Fontes principais:

– Jornal de Aromatologia 6ª edição

– Livro Técnicas de Aplicações de Óleos Essenciais – Fernando Amaral

The post Óleo Essencial de Hortelã Pimenta – Benefícios e Como Usar appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/oleo-essencial-de-hortela-pimenta-beneficios/feed/ 0 3347
Como Saber Se Um Óleo Essencial é Bom? http://voudesuco.com.br/como-saber-se-um-oleo-essencial-e-bom/ http://voudesuco.com.br/como-saber-se-um-oleo-essencial-e-bom/#respond Wed, 25 Jul 2018 17:57:44 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3337 Quer saber por que comprar óleo essencial pelo preço não é uma boa ideia? Um óleo essencial de uma marca pode ser completamente diferente do mesmo óleo essencial de outra marca. E como a gente sabe se o óleo é bom? 👀 Primeiro: Verifique o nome científico da planta. Por exemplo, um óleo essencial de Lavanda […]

The post Como Saber Se Um Óleo Essencial é Bom? appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>

Quer saber por que comprar óleo essencial pelo preço não é uma boa ideia?

Um óleo essencial de uma marca pode ser completamente diferente do mesmo óleo essencial de outra marca.

E como a gente sabe se o óleo é bom?

👀 Primeiro: Verifique o nome científico da planta.

Por exemplo, um óleo essencial de Lavanda Angustifolia é diferente da Lavanda Dentata, que é muito comum no Brasil e é mais barata. Enquanto a Angustifolia é rica em ésteres, componentes químicos que possuem propriedades calmantes, a Lavanda Dentata é rica em cineol e cânfora, que não têm essas propriedades de acalmar.

👀 Segundo: 100% natural é diferente de 100% puro.

Às vezes você vê um óleo bem mais barato do que o normal no mercado e no rótulo está escrito 100% natural. Esse óleo pode estar diluído em óleo vegetal, e ele vai sim ser natural, mas não vai ser puro e portanto, não vai ter tanta ação terapêutica.

Algumas dicas para saber se o óleo essencial é puro:

 Se é muito barato, bem abaixo do mercado, desconfie.

 Pingue 1 gota em um copo de água. O óleo essencial não se mistrura com a água. Se ela ficou turva, tem algo errado.

 Pingue 1 gota em um pedaço de tecido. O óleo essencial puro é volátil e some em poucos minutos. O tecido ficou manchado por algum tempo? Provável que tenha sido misturado com óleo.

 Durabilidade na pele: um óleo essencial puro dura muito mais do que uma essência ou óleo diluído.

👀 Terceiro: Prefira empresas que fornecem cromatografia dos óleos.

Cromatografia é a análise química dos óleos essenciais, que mostra os componentes prodominantes dentro deles. Mesmo que você não saiba ler a cromatografia, prefira empresas que fornecem essa análise química porque é uma garantia da ação terapêutica deles.

Eu sei que a Laszlo e a doTerra são empresas que fornecem cromatografia de todos os seus lotes. A doTerra fornece não só para os aromaterapeutas, mas também para qualquer consumidor, porque cada vidrinho vem com um número para consulta de cromatografia na Internet.

>> Saiba mais sobre Óleos Essenciais

>> Saiba como Gerar Renda Extra com Óleos Essenciais

The post Como Saber Se Um Óleo Essencial é Bom? appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/como-saber-se-um-oleo-essencial-e-bom/feed/ 0 3337
Óleos Essenciais: O Que São e Como Usar http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-e-como-usar/ http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-e-como-usar/#comments Fri, 29 Jun 2018 15:03:27 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3214 Você sabe o que a rainha Cleópatra tinha em seu armário do banheiro? Documentos históricos revelam que, se pudéssemos viajar no tempo e bisbilhotar o armário dela, assim como e de reis e nobres antigos, encontraríamos uma bela quantidade de compostos aromáticos. Óleos aromatizados, ervas e resinas eram usados pelos Egípcios já em 3.500 a.C,  […]

The post Óleos Essenciais: O Que São e Como Usar appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
Você sabe o que a rainha Cleópatra tinha em seu armário do banheiro? Documentos históricos revelam que, se pudéssemos viajar no tempo e bisbilhotar o armário dela, assim como e de reis e nobres antigos, encontraríamos uma bela quantidade de compostos aromáticos.

Óleos aromatizados, ervas e resinas eram usados pelos Egípcios já em 3.500 a.C,  e também por Gregos, Etruscos e Romanos, rotineiramente. Eles eram usados principalmente pelos nobres, pois  podiam custar mais caro do que ouro.

Hoje, temos condições de extrair os óleos essenciais das plantas e o valor deles é bem mais acessível, mas ainda assim, não importa  a classe social, nossos armários estão cheios de drogas sintéticas que só amenizam os sintomas e normalmente causam efeitos colaterais.

O que os antigos sabiam e que fomos esquecendo com o decorrer da história é que a natureza nos provê substâncias poderosas em forma de óleos essenciais. Por exemplo, usando apenas um pouco dos óleos essenciais mais comuns, como lavanda, olíbano (também conhecido como frankincense), limão, tea tree e hortelã-pimenta na nossa rotina, podemos ter diversos benefícios, como:

  • Melhora da ansiedade
  • Sono mais reparador
  • Mais ânimo e energia no dia a dia
  • Melhora da imunidade
  • Combate a doenças causadas por vírus, fungos e bactérias
  • Melhora de dores musculares
  • Melhora de dor de cabeça
  • Pele mais bonita e saudável
  • Combate à celulite
  • Combate a inflamações
  • Promoção de saúde hormonal
  • Melhora das funções digestivas
  • Limpeza de casa, substituindo substâncias químicas
  • Higiene corporal livre de química, fazendo desodorante e pasta de dente caseiros

 

O Que São Os Óleos Essenciais?

Óleos essenciais são substâncias líquidas e voláteis, retiradas de plantas aromáticas e medicinais principalmente por destilação, que são repletas de princípios ativos naturais.

Um princípio ativo natural é a substância que pode ser extraída e isolada de plantas medicinais e que possui propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas.

Os óleos essenciais são estocados em células encontradas nas folhas, tronco, galhos, pétalas das flores, raízes e sementes.

Estas substâncias líquidas são chamadas de “óleos” porque são lipossolúveis e não se misturam com a água, mas ao contrário de óleos vegetais, os óleos essenciais evaporam e não são gordura, pois não possuem ácidos graxos em sua composição.

A planta produz óleo essencial para ajudá-la a se adaptar ao meio ambiente e, por isso, sua produção aumenta em situações de estresse.

Elas produzem óleos essenciais para protegê-las contra insetos e pragas; suportar longas estações de frio ou calor; proteger contra bichos que querem se alimentar delas; fazer proteção solar, como no caso da mirra e do olíbano, cujos óleos essenciais impedem que o sol as desidratem; fazem atração de polinizadores; controlar animais e insetos de seu ambiente através de ações hormonais; proteger contra bactérias, fungos e vírus etc.

Por exercer todas essas funções, dizem que os óleos essenciais são a inteligência imunológica da planta. E quando entendemos as funções que os óleos exercem nelas mesmas, nos insetos e animais ao seu redor, entendemos as funções que eles exercem nos seres humanos.

Óleos Essenciais x Essências

Os óleos essenciais estão presentes em mais de 30 mil tipos de plantas diferentes sendo que a humanidade só tem conhecimento de três mil plantas. Ou seja, apenas 10% do acervo do mundo já foi reconhecido. Desses três mil óleos essenciais que já foram encontrados, apenas 300 são profundamente estudados e comercializados no mundo todo.

Ao contrário dos óleos essenciais, as essências não possuem origem vegetal. Elas são sintetizadas de derivados de petróleo em laboratórios, enquanto que os óleos essenciais são formados dentro de complexos organismos vivos, que são as plantas aromáticas.

Essências sintéticas são muito mais baratas e possuem escala de produção, sendo importante para indústrias de perfumes, cosméticos e de limpeza, pois são muito mais baratos do que os óleos essenciais.

Entretanto, as essências servem apenas para perfumar e não têm efeito terapêutico algum.

Já os óleos essenciais têm poder farmacológico, que são comprovados cientificamente. Existe uma ciência dedicada ao estudo dos odores chamada Osmologia e a aplicação de óleos essenciais no corpo é estudada pela Farmacognosia. Enquanto a primeira estuda os efeitos psicológicos e a segunda estuda os efeitos físicos.

Os óleos essenciais são substâncias concentradas  e são necessárias centenas de quilos de plantas para obtenção de 1 litro de óleo.

Um vidrinho de 10 ml tem aproximadamente três quilos de plantas aromáticas

 

Veja o Rendimento de Óleo Essencial por Planta:

Rosa – 140g de pétalas por planta

Lemongrass – 4g de folhas por gota

Gerânio – 20g de folhas por gota

Lavanda – 6,5g de flores e folhas por gota

FONTE: LIVRO TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, DE FERNANDO AMARAL

 

Como Diferenciar Óleos Essenciais de Essências?

Infelizmente, muitos produtos são vendidos como óleos essenciais quando na verdade são apenas essências sintéticas ou os óleos são adulterados. A falsificação dos óleos essenciais pode acontecer através dos seguintes procedimentos:

– Adição de compostos sintéticos de baixo preço;

– Mistura do óleo vegetal de qualidade com outros de menos valor;

– Adição de substâncias sintéticas;

– Falsificação completa através de substâncias sintéticas

As falsificações estão cada vez mais sofisticadas e difíceis de identificar, mas alguns itens podem ser observados antes da compra do produto:

  • Embalagem: Um óleo essencial jamais será vendido em vidro transparente, pois oxida-se com facilidade quando entra em contato com a luz. Os frascos devem ser de vidro, já que os óleos essenciais dissolvem plásticos. A embalagem deve ter conta-gotas, pois as medidas das gotas dos óleos essenciais é padronizada. As tampas devem ser lacradas, garantindo qualidade e evitando adulterações do produto.
  • Cor: Óleos essenciais não possuem cores muito vibrantes e somente alguns óleos possuem alguma coloração. Em geral, os óleos essenciais são transparentes ou amarelo claro, salvo algumas exceções, como o óleo essencial de camomila, que possui a coloração azulada; a tangerina, laranja e orégano, que têm cor alaranjada; o pachouli, a casca de canela e o vetiver têm cor amarronzada e o Cedro de Himalaia, valeriana e a bergamota possuem cor esverdeada. Desconfie de óleo de lavanda de cor lilás.
  • Dissolução: Óleos essenciais não se dissolvem em água. Se ao pingar uma gota na água ela se turvar de branco, isso é um indício de que o produto é adulterado. Um óleo essencial 100% natural costuma boiar ou ir para o fundo, como o óleo essencial de vetiver ou de pachouli, que possuem maior peso molecular. Entretanto, muitos óleos falsos têm sido adulterados com óleos graxos e também não irão se misturar na água.
  • Cheiro: Produtos com cheiro de álcool ou óleo de cozinha são adulterados e deixados de lado. A não ser que sejam rotulados como diluídos, como acontece com os óleos de rosa e de jasmim, que por serem muito caros, costumam ser diluídos em óleos vegetais.
  • Preço: Como vimos acima, é necessário muita planta para fazer 1 gota de óleo. Assim desconfie de óleos muito baratos.
  • Durabilidade na Pele: Óleos essenciais legítimos duram mais tempo na pele. É por isso que perfumes caros, que usam óleos essenciais verdadeiros, duram mais na pele do que perfumes falsificados, que usam essências sintéticas.

 

Como Usar os Óleos Essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas. A forma de uso ideal é escolhida de acordo com o que se queira tratar e a pessoa que vai receber o tratamento. As formas mais comuns são:

Inalação Direta: Inalação diretamente do vidro. Abra o frasco e inspire perto do vidro. Ao expirar, afaste o vidro para não estragar o óleo. Outra forma é pingar uma gota de óleo essencial na mão e respirar, fazendo formato de concha com as mãos.

Inalação Indireta: Difusão de óleos essenciais no ambiente, com nebulizadores, difusores de tomada, colares aromáticos, difusores de varetas etc.

Ingestão: Não são todos os óleos essenciais que podem ser ingeridos e é preciso ter cuidado, pois alguns compostos químicos contidos nos óleos essenciais interagem com medicamentos. Em geral, os óleos essenciais cítricos são seguros, mas estude por fontes confiáveis ou converse com um aromaterapeuta antes de fazer a ingestão.

Uso Tópico: Normalmente misturamos os óleos essenciais com algum óleo carreador (óleos vegetais, como azeite, óleo de coco, de amêndoas, abacate, uva etc) para aplicar na pele de forma mais segura. Pode ser usado para fazer cosméticos ou aplicar massagens.

Há outras formas para aplicação de óleos essenciais, como banho de assento, banho de imersão, banho nos pés e supositório, mas as citadas acima são as mais comuns.

 

Os Óleos Essenciais Mais Usados

 

1) Óleo Essencial de Lavanda Angustifolia

Fonte: Imagem Wikipedia Commons, do fotógrafo Sten Porse

O óleo essencial de Lavanda Angustifolia, a lavanda francesa, é bastante usada para problemas emocionais como estresse, insônia, ansiedade, depressão e agitação mental.

É o óleo essencial mais usado para acalmar e melhorar a qualidade do sono, com eficácia comprovada cientificamente.

Ajuda a amenizar tensão nervosa, tensão muscular, cólicas, dores e inflamações. Na pele, é bom para acne, psoríase, assaduras, rosácea e acelera a cicatrização de cortes e queimaduras.

2) Óleo Essencial de Melaleuca ou Tea Tree

Fonte: Imagem Wikipedia Commons, do fotógrafo Geoff Derrin

Atualmente, há mais de 300 estudos científicos demonstrando o poder do óleo essencial de melaleuca contra micróbios. Por isso, este óleo é o mais usado para problemas como acne, caspa, micoses de pele e de unha, afta, herpes, infecções de ouvido, candidíase, frieiras e tudo que tem como causa infecção de bactérias, fungos e vírus.

É também eficaz contra parasitas e ajuda a regenerar a pele.

O uso no ambiente purifica o ar, evitando infecções aéreas.

 

Adquira Aqui o Óleo de Melaleuca

 

3) Óleo Essencial de Hortelã Pimenta

Fonte: Imagem Wikipedia Commons

O óleo essencial de hortelã pimenta ou peppermint é um eficiente analgésico natural e relaxante muscular. É também excelente para tratar desordens estomacais e ajudar a melhorar a digestão. Tem ação estimulante da circulação local, por isso é indicada em tratamentos de varizes e celulite. É também usada para amenizar dores de cabeça e distúrbios respiratórios.

Indicada na aromaterapia para clarear a mente e ajudar a organizar os pensamentos.

 

Adquira Aqui o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta

 

4) Óleo Essencial de Limão Siciliano

Fonte: Imagem Wikipedia Commons, em Fir0002/Flagstaffotos

 

O óleo essencial de limão siciliano é muito indicado para tratar obesidade e celulite, pois ajuda na circulação e retenção de líquido. PÉ um óleo constantemente usado em massagens redutoras.

Por ser solvente, é indicado para cálculos renais e desengordurante de cozinha e limpeza de casa em geral.

Combate enxaqueca, caspa e atua como adstringente, sendo eficaz para pele oleosa.

Indicado também para problemas digestivos. É excelente para o trato respiratório, sendo indicado em resfriados e congestões nasais.

No emocional, ajuda a combater depressão, a passar autoconfiança e dar mais ânimo e energia.

 

Adquira aqui o Óleo Essencial de Limão Siciliano

 

 

FONTES PRINCIPAIS: 
TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, DE FERNANDO AMARAL
CURSO FUNDAMENTOS DE AROMATOLOGIA, DO IBRA
CURSO PELE DE PÉTALAS, ANDRÉ FERRAZ

 

The post Óleos Essenciais: O Que São e Como Usar appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/oleos-essenciais-e-como-usar/feed/ 2 3214
Suco Detox: Benefícios e Passo a Passo Para Começar Ainda Hoje http://voudesuco.com.br/suco-detox-o-que-e-e-como-fazer/ http://voudesuco.com.br/suco-detox-o-que-e-e-como-fazer/#respond Mon, 11 Jun 2018 20:18:55 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=3021 Há alguns anos, em meados de 2014, o suco detox começou a ser difundido com força no Brasil. Atrizes, blogueiras, nutricionistas e profissionais da saúde começaram a ser fotografados com garrafas verdes na rua e descreviam seus inúmeros benefícios em entrevistas. O barulho foi tanto que muitos pensaram que se tratava de uma moda passageira, […]

The post Suco Detox: Benefícios e Passo a Passo Para Começar Ainda Hoje appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
Há alguns anos, em meados de 2014, o suco detox começou a ser difundido com força no Brasil. Atrizes, blogueiras, nutricionistas e profissionais da saúde começaram a ser fotografados com garrafas verdes na rua e descreviam seus inúmeros benefícios em entrevistas. O barulho foi tanto que muitos pensaram que se tratava de uma moda passageira, que logo seria deixada de lado. Entretanto, não foi o que aconteceu. Os sucos detox continuam fortes e cada vez mais pessoas querem aprender o que é e como fazer esses sucos.

O Que é Suco Detox?

O termo “detox” vem de desintoxicação. Nosso corpo recebe toxinas diariamente através do ar poluído que respiramos, dos agrotóxicos e conservantes que comemos nos alimentos, das substâncias químicas que estão nos cosméticos que passamos na nossa pele e assim por diante.

Hoje o nosso corpo recebe uma carga muito maior de toxinas do que recebia antigamente, quando vivíamos em locais menos poluídos, tínhamos uma alimentação mais natural e maior contato com a natureza. Por este motivo, hoje, mais do que nunca, é tão importante ajudar nosso corpo a se livrar do excesso de toxinas.

Os sucos detox são ricos em antioxidantes, que ajudam a regenerar e melhorar a capacidade funcional do fígado, o principal órgão com a função de desintoxicação do nosso corpo. Os antioxidantes mais comuns são o betacaroteno, licopeno e vitaminas A, C e E, encontrados em vegetais, frutas e chás.

Graças aos antioxidantes e às fibras, assim que você começa a tomar sucos detox percebe uma melhora considerável na regularidade do seu intestino. Então, se você quer ajudar o seu corpo a se livrar das toxinas, junto com uma
alimentação mais orgânica e natural, os sucos detox podem ser ótimos aliados.

Sucos detox, deixemos claro, não são aqueles encontrados nos supermercados. Sucos de caixinha podem ser práticos, mas contêm açúcar e aditivos químicos para conservação. E nem mesmo um suco de laranja ou qualquer outro que contenha apenas frutas deve ser chamado de suco detox.

Os sucos sobre os quais estamos falando são frescos e naturais. Contêm mais verduras e legumes do que frutas. Seus ingredientes são, sempre que possível, orgânicos e produzidos localmente. Eles ainda têm um toque especial, que são as sementes germinadas e os brotos: as plantas no auge de sua vitalidade.

Fazer seus próprios sucos todos os dias pode exigir um pouco de empenho e ser desafiador no começo, mas com o tempo você percebe os benefícios e não vai querer mais abrir mão deles.

Por Que Tomar Sucos Detox?

Além de ajudar a desintoxicar o organismo, os sucos detox oferece outros benefícios para a saúde. Veja abaixo alguns exemplos:

Nutrição Rápida Para as Crianças

Já viu criança pedir para colocarem mais salada no prato? Normalmente é uma briga danada para os pequenos comerem qualquer coisa que seja verde e “come porque faz bem” não os convence em nada. Então que tal colocar uma salada inteira dentro de um copo?

É claro que sucos detox para crianças podem ser mais docinhos, mas nada de colocar açúcar. É possível deixar os sucos bem agradáveis ao paladar infantil somente com frutas.

Estudos mostram que grande parte das crianças brasileiras têm deficiência em ferro e vitamina A (*6), causando diversos problemas de saúde, tais como anemia, deficiência no crescimento, problemas de visão, baixa imunidade, problemas de aprendizado…

Folhas verdes escuras são ricas em ferro, enquanto frutas e legumes de cor laranja e amarelada são ricas em vitamina A.

Que tal testar combinações com laranja, abóbora, folha de beterraba, brócolis, couve, cenoura etc?

Chame seus filhos para fazerem o “suco do Hulk” com você. Com o tempo, até os mais resistentes vão pedir mais!

Maior Ingestão de Fitoquímicos

Fitoquímicos são substâncias presentes exclusivamente no reino vegetal e que agem na prevenção de várias doenças.

Eles têm ação antioxidante, atuam contra o envelhecimento precoce, protegem contra câncer e doença cardiovascular, têm ação antiinflamatória, antibacteriana e estimulam o sistema imunológico.

A Organização Mundial de saúde recomenda de cinco a oito porções de frutas e verduras por dia. Isso se deve principalmente pela presença de fitoquímicos nesses alimentos, cujos benefícios estão bem documentados. (*7)

Alguns tipos de fitoquímicos são os carotenoides, presentes em alimentos alaranjados como cenoura, abóbora, batata doce; os flavonóides, encontrado em morango, amora, ervas e verduras; a clorofila, que confere a cor verde aos vegetais etc.

Por isso que é tão importante comer pratos e fazer sucos coloridos.

A recomendação de cinco a oito porções de frutas e verduras parece desafiadora para você? Com sucos verdes a gente bate essa meta de olhos fechados!

Suco Verde x Smoothie

Agora que você já conhece alguns benefícios que esses sucos podem te trazer, saiba que existem dois tipos sucos detox: os sucos verdes e os smoothies. Vamos entender as diferenças entre eles.

De forma resumida, sucos verdes (também chamados de sucos de clorofila) são totalmente coados e podem ser preparados em liquidificador e centrífuga.

Já os Smoothies são servidos com as fibras das folhas e frutas e são preparados no liquidificador.

O que é melhor?

Isto depende de diversos fatores, como sua preferência, seus objetivos, a hora do dia em que vai tomar o suco e da sua saúde atual.

Os smoothies equivalem a uma boa refeição, com carboidratos das frutas, proteínas de grãos e folhas e muitas fibras e nutrientes. Por causa das fibras, exigem algum esforço do sistema digestivo.

Já os sucos verdes contêm muitos nutrientes das sementes e dos vegetais, pouca ou nenhuma fruta, e não têm fibras, sendo absorvidos mais rapidamente pelas nossas células.

Então, uma pessoa doente ou mais idosa, cuja digestão esteja fraca, vai se beneficiar melhor dos sucos verdes. Se o suco for servido à noite, melhor coar para não sobrecarregar a digestão enquanto dorme.

Já se for servido como substituto de uma refeição, os smoothies saciam mais e suas fibras ajudam a regular o intestino.

Com Fazer Sucos Detox

Aqui você vai ver a fórmula geral para fazer qualquer suco e vai poder criar com os ingredientes que tiver em casa.

Suco Verde (suco detox coado)

Curta o canal no youtube e ative o sininho para receber os próximos vídeos

Como já vimos, os sucos verdes se diferenciam dos smoothies por serem totalmente coados e levarem pouca ou nenhuma fruta em sua composição.

A precursora e maior defensora dos sucos verdes no Brasil é a professora da PUC/RJ Ana Branco, que comanda o projeto Biochip, um grupo de pesquisa que investiga as informações presentes nos alimentos vivos.

Ela ensina em suas palestras e em seu site o Suco da Luz do Sol da seguinte forma:

“Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelâ, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe num coador de pano e
beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!”

Em seu método, apenas a maçã é permitida, pois qualquer outra fruta poderia interferir na absorção da clorofila.

Esta questão de poder usar somente a maçã em sucos verdes não tem comprovação científica e não é unanimidade entre os profissionais de alimentação viva.

A Conceição Trucom, autora do site Doce Limão e também uma das pioneiras da alimentação viva no Brasil, refuta esta ideia e inclui todos os tipos de frutas em seus sucos.

O Joe Cross, do documentário Fat, Sick and Nearly Dead, também inclui outras frutas além da maçã.

Eu uso predominantemente a maçã, mas de vez em quando incluo outras frutas.

Quando faço sucos verdes sempre tenho em mente que, como o suco será completamente coado, é importante ir devagar com as frutas.

Polêmicas à parte, a preparação do suco verde se dá, basicamente, da seguinte forma:

Você vai precisar de:
– 2 maçãs ou outra fruta da sua preferência
– 1 xícara de sementes germinadas
– 1 copo de liquidificador de folhas verdes
– 1 Pepino como socador
– Legumes e raízes

Preparo:

A ideia é não colocar água, todo o líquido do suco deve ser extraído das frutas e vegetais. Assim você vai ter um suco de pura água estruturada, absorvida mais prontamente pelas nossas células e fazendo bem para seu corpo todo quase que imediatamente.

Então, para facilitar o trabalho do liquidificador, coloque primeiro as frutas e o que tiver maior potencial para formar líquidos, deixando as folhas para o final. Eu uso bastante chuchu, pepino e abobrinha, que contêm bastante água.

Bata até formar uma pasta líquida. Para ajudar, utilize um biossocador, como cenoura ou pepino, empurrando o alimento para a hélice.

Depois, você pode coar essa pasta e voltar o líquido para o liquidificador e bater o restante. Ou então, acrescentar aos poucos as sementes e as folhas verdes e coar tudo no final.

Para coar, você vai precisar de um pedaço de voal, também conhecido como panela furada, ou então um pano de prato limpo.

coador de voal para suco detox

Coador de Voal ou Panela Furada Para Fazer Sucos

Suco Detox Selvagem

O suco detox selvagem surgiu com mais força no Brasil com a Dra. Maria Luiza Branco, que é irmã da Ana Branco. A Dra. Maria Luiza teve um câncer de pâncreas e estava desenganada pelos seus colega médicos, quando sua irmã a levou para casa e curou seu câncer somente com alimentos crus e sucos da luz do sol de hora em hora.

Atualmente a Dra. Maria Luiza lidera o projeto Terrapia, na Fiocruz, que dissemina os benefícios dos sucos e da alimentação crudívora.

Em suas oficinas, ela inclui nos sucos diversas folhas selvagens, que nascem espontaneamente no jardim da Fiocruz, as chamadas Pancs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

No site do Terrapia, ela ensina a fazer o suco detox da seguinte forma:
– 2 maçãs
– 1 xíc de semente germinada
– 1 copo de liquidificador de folhas verdes, inclusive folhas selvagens
– Aromáticas a gosto

Assim como sua irmã Ana Branco, a Dra. Maria Luiza também recomenda o uso apenas da maçã e utiliza liquidificador e coador de voal para preparar os sucos.

Centrífuga ou Liquidificador?

Durante um tempo eu usava centrífuga e slow juicer para fazer sucos, hoje uso apenas o liquidificador.

A centrífuga e o slow juicer são ótimos para retirar o líquido de alimentos mais sólidos, como maçã, cenoura, beterraba… mas na hora de retirar o suco das folhas, principalmente das mais macias como grama de trigo ou ramo de cenoura, deixa a desejar.

Além disso, costumam ser mais caros e quebrar com mais facilidade do que o liquidificador.

Depois de muitos sucos e vários aparelhos, prefiro o mais simples: liquidificador (potente, acima de 800 W) + voal. Mas entre centrífuga e slow juicer, prefiro o último, que retira melhor o líquido dos alimentos.

Green Smoothie (Suco Detox Não Coado)

Curta o canal no youtube e ative o sininho para receber os próximos vídeos

Ao contrário dos sucos verdes, os smoothies são cremosos e servidos com as fibras das folhas e frutas.

A responsável pela popularização do “Green Smothie” é a Victoria Bouteko, autora do livro “12 passos para o Crudivorismo” e do site Raw Family.

Para preparar os smoothies, você vai precisar de:
– 1 ou 2 frutas macias de sua preferência
– 1 copo de água ou água de coco ou suco
– 1 xícara de sementes germinadas de casca mole
– Meio copo de liquidificador de folhas verdes não muito fibrosas

Fazer smoothie é um pouco mais fácil e rápido, porque o líquido facilita o trabalho do liquidificador e não precisa coar.

Basta então colocar água, 1 ou 2 frutas macias, como abacate, mamão, melão, banana, manga… Pense que essa fruta, se amassada, formaria uma papinha. São elas que vão dar cremosidade ao suco.

Importante também é que a fruta esteja madura, para não causar indigestão e deixar o suco mais docinho.

As sementes devem ser de casca mole ou sem casca, como chia, linhaça, amêndoas, castanha do pará, semente de girassol sem casca etc.

As folhas verdes também devem ser moles, como hortelã, alface, salsa, folha do salsão, chicória, couve etc.

Sempre retire os talos das folhas.

Coloque duas ou três folhas diferentes para trazer diversidade de nutrientes ao suco.

Cuidado também com folhas de gosto muito forte, como rúcula, agrião e aromáticas, como manjericão e alecrim, que podem acabar predominando no suco.

Bata tudo e sirva sem coar

Smoothie de Duas Fases

Curta o canal no youtube e ative o sininho para receber os próximos vídeos

Aprendi este suco no meu curso de Chef Ecológico com o Daniel Francisco de Assis.

Hoje ele é o meu tipo de suco detox favorito e o que eu faço com maior frequência. Ele junta o melhor do Suco Verde (água estruturada) com o melhor do Smoothie (fibras).

Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena!

Em vez de usar água ou água de coco para bater, você vai preparar um suco detox, coar tudo no voal e voltar o líquido para o liquidificador.

Depois,vai bater este líquido com as frutas e folhas macias.

Sirva sem coar.

Sementes e Brotos

Sementes germinadas para suco detox

Eu e as Sementes Germinadas

Você pode fazer um suco detox sem sementes germinadas e ele já vai ser super saudável. Mas se você quer turbinar esse suco com muito mais nutrientes de forma fácil e com pouquíssima caloria, acrescente sementes germinadas nele.

Quando a semente começa a brotar, seus componentes anti-nutricionais, que causam gases e problemas de digestão, são transformados em vitaminas, enzimas e sais minerais. Este é a fase de maior concentração energética e nutricional no ciclo de vida de uma planta.

Algumas sementes vão germinar e você vai ver um “narizinho” saindo delas. Isto acontece com a semente de girassol com casca, com a semente de trigo sarraceno, com a alfafa, lentilha, feijão etc. A maioria delas germina no ar.

Para germinar sementes no ar, é só deixá-las de molho por aproximadamente 8 horas, depois escorrer a água e deixá-las descansando em uma peneira, lavando a cada 12 horas, para mantê-las úmidas.

Quando os “narizinhos” começarem a brotar, você já pode consumir as sementes no suco, ou então plantá-las na terra e consumir a graminha ou brotos que nascerem delas.

Outras sementes só precisam ser hidratadas por algumas horas, como linhaça, chia, quinoa, gergelim, semente de girassol sem casca, entre outras. Se você criar o hábito de hidratar algumas dessas sementes antes de dormir, no dia seguinte poderá escorrer a água e consumi-las no seu suco detox matinal.

Dicas Gerais Para Fazer Suco Detox

Varie sempre. Nada de fazer suco detox de couve todos os dias. A couve é excelente, mas outras folhas também são. Traga para seu corpo a maior diversidade de nutriente e vitaminas que puder, diversificando as frutas e os vegetais.

• Procure usar frutas e verduras orgânicas. Os orgânicos são mais caros, mas se você puder consumi-los com frequência, sua saúde agradece. Procure conhecer os produtores e também as redes de compra coletiva de orgânicos da sua cidade. O Facebook é uma boa ferramenta para isso.

• Entretanto, se encontrar orgânicos for muito difícil na sua região, faça seus sucos mesmo assim. Um suco detox, mesmo não orgânico, ainda traz mais benefícios do que qualquer outra bebida que você colocar no lugar.

• Procure usar frutas e verduras da época. A natureza é sabia e ela sempre nos oferece o melhor de acordo com a época do ano. Além disso, alimentos fora de época muitas vezes vieram de longe e já perderam grande parte de seus nutrientes no caminho.

• Procure criar o hábito de preparar seus sucos detox todos os dias e bebê-los imediatamente, assim poderá aproveitar melhor suas enzimas e nutrientes.

• Mas se quiser armazená-los para beber depois, preencha a garrafa com suco até a boca, com a menor quantidade de ar possível, e feche bem para diminuir o processo de oxidação. Coloque imediatamente na geladeira e consuma em no máximo 3 dias.

• Sempre germine as sementes que for colocar nos sucos. Sementes não germinadas possuem componentes que dificultam a digestão.

Pode Colocar Gelo no Suco Detox?

Bater algumas pedras de gelo pode deixar o suco mais gostoso, mas desde que eu comecei a estudar Ayurveda, sirvo meus sucos em temperatura ambiente ou, no máximo, com duas pedrinhas.

De acordo com esta ciência milenar, bebidas geladas apagam o nosso fogo digestivo, que eles chamam de Agni, e dificultam a digestão. Se você for tomar um smoothie muito gelado, a digestão das fibras pode não ser tão boa quanto a de um smoothie em temperatura ambiente.

Limão é Sempre Bem-vindo!

O limão é rico em ácido cítrico e vitamina C. O ácido cítrico facilita a absorção dos minerais do suco, como cálcio, ferro, magnésio, potássio etc. Enquanto que a Vitamina C é importante na saúde dos nossos tecidos em
geral, como ossos, cartilagens, pele e cabelos.

Ainda, seus efeitos antioxidantes impedem as frutas e verduras de escurecerem em contato com o ar. Por isso, um suco com limão fica mais vistoso, com um verde mais bonito do que outro sem o limão, que após poucos segundos ganha um aspecto um pouco amarronzado.

Faça Sucos Detox Mais Pancs

O termo “Pancs” vem de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Se você vê uma planta que é comestível, mas não sabe identificar seu nome, provavelmente ela é uma Panc para na região em que você vive. Vemos pancs todos os dias pelas calçadas, em terrenos baldios e praças. Às vezes, as arrancamos dos nossos jardins por parecerem mato, sem saber que elas também podem ser comestíveis e ter muito mais nutrientes que um pé de alface.

Em geral, as pancs não precisam ser plantadas, elas nascem espontaneamente. Por isso, são abundantes, gratuitas, orgânicas e trazem aos sucos mais aporte de minerais e nutrientes.

Entre as pancs mais famosas, estão a Tiririca, Dente de Leão, Trapoeraba e Beldroega.

Taioba e ora-pro-nobis têm grande teor de proteína.

Ainda, grande parte de folhas de árvores frutíferas, como amora, pitanga, seriguela, entre outras, também são comestíveis e podem entrar no suco tranquilamente.

Só é preciso ter cuidado para não confundir uma panc com planta venenosa.

Para saber se uma planta é comestível, procure saber seu nome popular e depois seu nome científico. Depois, busque no Google pelo nome científico + comestível. Por exemplo, Cyperus rotundus é o nome científico da Tiririca.

Procure no Google assim:
Cyperus rotundus comestível e veja os resultados.

Existem também alguns grupos no Facebook em que as pessoas postam fotos e perguntam para a comunidade se aquela planta é comestível. Eu participo do grupo “PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais”, mas há outros também.

Conclusão

Preciso ser sincera e te contar que nem sempre seus sucos vão ficar muito gostosos.

Se você estiver fazendo sucos todos os dias, testando ingredientes variados e buscando novas receitas, fatalmente seu suco sairá bem ruim um dia ou outro.

Quando acontece comigo, eu tampo o nariz e tomo tudo em uma golada só. Mas, com o tempo, seu paladar se acostuma, você pega o jeito e seus sucos sairão deliciosos na maioria das vezes. Quando gostar muito de um suco, anote a receita para fazer de novo quando for compartilhar com outras pessoas.

Se você quiser buscar mais informações sobre o efeito de sucos detox na saúde, recomendo, o documentário “Food Matters”e os filmes “Fat, Sick and Nearly Dead I e II”, do Joe Cross.

Outro documentário interessante, principalmente para quem está sofrendo de alguma doença crônica, é o Simply Raw (Simplesmente Crú). Também recomendo que busque conhecer a Terapia de Gerson, responsável por centenas de curas através de sucos detox.

Espero que tenha gostado do artigo e que os sucos detox passem a fazer parte da sua rotina. Tudo que é novo parece complicado, mas logo você se acostuma e percebe o quanto é simples e prazeroso prepará-los.

The post Suco Detox: Benefícios e Passo a Passo Para Começar Ainda Hoje appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/suco-detox-o-que-e-e-como-fazer/feed/ 0 3021
Como Tirar a Polpa do Coco Seco Facilmente sem Martelo http://voudesuco.com.br/como-tirar-polpa-do-coco-seco-facilmente-sem-martelo/ http://voudesuco.com.br/como-tirar-polpa-do-coco-seco-facilmente-sem-martelo/#respond Mon, 20 Nov 2017 21:11:59 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=2946   > Inscreva-se no meu canal no Youtube para receber outros vídeos como este    

The post Como Tirar a Polpa do Coco Seco Facilmente sem Martelo appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>

 

> Inscreva-se no meu canal no Youtube para receber outros vídeos como este

 

 

The post Como Tirar a Polpa do Coco Seco Facilmente sem Martelo appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/como-tirar-polpa-do-coco-seco-facilmente-sem-martelo/feed/ 0 2946
Entrevista com Val Ceolin “Perdi 10kg em 5 semanas com sucos detox” http://voudesuco.com.br/entrevista-com-val-ceolin-perdi-10kg-em-5-semanas-com-sucos-detox/ http://voudesuco.com.br/entrevista-com-val-ceolin-perdi-10kg-em-5-semanas-com-sucos-detox/#comments Sun, 05 Jun 2016 22:19:46 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=2736 A terapeuta nutricional Val Ceolin toma sucos detox diariamente desde 2012 e atribui a este hábito sua alta imunidade: “há mais de 3 anos não fico gripada”, e a reconquista do seu peso ideal. Ela afirma ter perdido 10 kg em 5 semanas após começar a tomar sucos detox. A saúde e o peso de […]

The post Entrevista com Val Ceolin “Perdi 10kg em 5 semanas com sucos detox” appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
val ceolin - sucos detoxA terapeuta nutricional Val Ceolin toma sucos detox diariamente desde 2012 e atribui a este hábito sua alta imunidade: “há mais de 3 anos não fico gripada”, e a reconquista do seu peso ideal. Ela afirma ter perdido 10 kg em 5 semanas após começar a tomar sucos detox.

A saúde e o peso de Val podem ser divididos em antes e depois dos sucos.

Em 2007, Val engordou mais de 10 kg em menos de 1 ano. Recém casada, ela tinha acabado de perder a mãe e de se mudar para o Canadá. Com tantas mudanças, aos 23 anos de idade Val sofria com dores nas pernas e falta de energia causadas pelo aumento repentino de peso. Em 2011, começou a sentir fortes dores de cabeça diariamente e foi diagnosticada com fibromialgia (síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos)

As mudanças começaram após o marido de Val mostrar a ela o documentário “O Milagre de Gerson”, que relata o tratamento para diversas doenças crônicas desenvolvido pelo médico judeu alemão, Dr. Max Gerson –  totalmente baseado em nutrição.

Após assistir ao documentário, Val passou a cuidar melhor de sua alimentação e tomar sucos detox diariamente. As dores sumiram e Val voltou ao seu peso ideal. “Os sucos são o caminho para boas escolhas na vida”, diz Val.

Hoje, Val é formada como Terapeuta Nutricional e Especialista em Detox na Health Science Academy, em Londres. Ela escreveu  um ebook com as 50 receitas de sucos detox que a fizeram emagrecer e nunca mais voltar ao peso anterior e já tem centenas de alunas que passaram a se beneficiar do poder dos sucos detox.

Leia abaixo a entrevista com Val Ceolin.

O que te levou a começar a tomar os sucos e como fazia para preparar as receitas? Conte um pouco sobre seu começo com os sucos.

Val – Quando me casei em 2007 engordei mais de 10kg, pois estava passando por uma época díficil (minha mãe tinha falecido de câncer), tinha acabado de me casar, e meu marido e eu estávamos no processo de imigração para o Canadá, ou seja, muitas mudanças ao mesmo tempo. Eu não soube controlar minhas emoções, desestabilizando meus hormônios, e com isso acabei engordando muito e  de uma forma bem rápida.

Meu corpo, que não estava acostumado com o novo peso, respondeu com dores nas pernas, joelhos, dores nas costas, falta de energia e cansaço em geral. O pior ocorreu em 2011, quando comecei a sofrer diariamente de uma dor horrorosa no ouvido e no lado direito da minha cabeça. Os médicos canadenses me reviraram em exames, mas nada encontraram e consideraram uma fibromialgia (dor na qual eu teria que aprender a conviver, pois não tinha cura).

Meu marido, sempre buscando por soluções para melhorar nossa qualidade de vida, encontrou o filme “O Milagre de Gerson” que mudou a nossa visão em relação aos alimentos e foi ali que aprendemos sobre o poder dos Sucos Detox na cura de doenças. Logo em seguida, buscamos por mais informações, assistimos a outros documentários, compramos um juicer e decidimos fazer juntos o nosso primeiro detox.

Fomos a um supermercado orgânico e compramos tudo o que era verde (nem o nome das verduras eu sabia nessa época). Passamos um domingo inteiro, das 7:30 da manhã até meia-noite, preparando 80 garrafas de sucos para a semana toda. O problema é que não seguimos receitas e o gosto de alguns sucos ficaram simplesmente”grotescos” e outros impossíveis de serem tomados, pois tinham “gosto de vômito”. Rsrs… Desperdiçamos tempo e dinheiro, consumimos o que deu e hoje vejo a importância de sempre seguir boas receitas para ter um suco com bom sabor e com a mistura certa de nutrientes.

Umas 2 ou 3 semanas depois de melhorar a minha alimentação e tomar sucos com frequência, a dor do meu ouvido desapareceu e consequentemente emagreci, reduzindo também todas as outras dores e problemas que eu tinha.

O termo “detox” virou moda há algum tempo e hoje está banalizado, sendo usado na mídia muitas vezes como sinônimo de emagrecimento no lugar de desintoxicação. Os sucos têm mesmo poder de desintoxicar o organismo? Que tipos de ingredientes um suco deve conter para ser realmente detox?

Val – Sou formada como Terapeuta Nutricional e estou terminando um curso de especialização em Detox, onde estou aprendendo muito sobre tudo isso. Na verdade, nosso organismo tem a capacidade de se desintoxicar sozinho. O que acontece é que como sobrecarregamos nossos órgãos, principalmente nosso fígado, que tem papel fundamental de desintoxicar – eliminando e transformando as substâncias tóxicas que absorvemos quando tocamos em produtos químicos como um simples detergente ou shampoo, quando respiramos (poluição) e comemos alimentos processados -, esses orgãos não conseguem fazer mais nada além de tentar eliminar o máximo dessas toxinas.

Quando consumimos mais verduras e legumes, ajudamos o nosso corpo a produzir enzimas e restaurar células que combatem as impurezas do nosso organismo, dando mais força para o nosso fígado, rins e pulmões trabalharem de forma eficaz, eliminando essas toxinas rapidamente e dando tempo para esses órgãos cuidarem de outras tarefas como a da queima de gordura, por exemplo, nos ajudando a emagrecer.

Os ingredientes dos sucos devem sempre variar, mas a couve e todas as folhas verdes escuras não podem faltar para dar um bom resultado. Antioxidantes como as frutas vermelhas, morangos, mirtilos também ajudam a combater os radicais livres. E o limão, que é um dos meus ingredientes preferidos e que é perfeito para ajudar no processo de desintoxicação.

Eu vi em seus vídeos que você usa um Slow Juicer para fazer sucos. Eu ouvi dizer que o slow juicer conserva melhor os nutrientes dos alimentos. Em compensação, é um pouco mais trabalhoso fazer o suco nela do que em uma centrífuga. O que você recomenda como ideal para fazer sucos, centrifuga, slow juicer ou liquidificador?

Val – Eu amo o meu slow juicer e acho ele perfeito até mesmo na hora de limpar que é quando todo mundo reclama (pois ele desmonta todas as peças). O que cada pessoa tem que ver é o quanto ela se adapta para cada aparelho. Se o problema é desperdício dos alimentos, opte por um slow juicer, mas por outro lado, se a pessoa prefere maior agilidade no preparo, poderá optar pela centrífuga. Se ela não tem condições financeiras no momento, mas quer ter uma vida saudável, então pode-se usar o bom e velho liquidificador. O importante é jamais deixar de fazer os sucos porque não tem o aparelho x ou y.

O famoso documentário do Joe Cross mostra como ele emagreceu e se tornou uma pessoa saudável tomando apenas sucos detox por dias.  No seu canal do Youtube, tem um vídeo em que você mostra um dia inteiro tomando apenas sucos detox do seu livro de receitas. Você costuma fazer jejum de sucos com qual frequência e por quantos dias? É preciso ter acompanhamento médico para fazer esse tipo de jejum?

Val – Um jejum acima de 7 dias deve ter acompanhamento médico, pois acima de 7 dias poderá faltar nutrientes no seu organismo, mas até 7 dias seu corpo reage muito bem (digo isso para pessoas sem problemas de saúde). Eu sempre faço um detox depois de viagens ou depois de feriados prolongados tipo Natal e Ano Novo. Na verdade, sempre que me sinto mais gordinha ou meio desanimada, gosto de fazer um detox de 1 ou 2 dias. O tempo do detox vai depender da necessidade e de como estou me sentindo. Não sigo uma regra pra isso. Meu detox máximo foram de 5 dias somente para me ajudar a perder bastante peso inicialmente e me motivar a me manter comendo corretamente.

Você conta que emagreceu 10kg e perdeu 7cm de barriga em 5 semanas tomando Sucos Detox. Por que sucos detox emagrecem? Como foi a sua rotina durante essas 5 semanas? Você fazia refeições ou tomava apenas sucos? 

Val – O que eu não consegui em anos e anos, sim eu consegui em apenas 5 semanas. Depois de muito estudo descobri que existem alimentos que ajudam a ativar a queima de gordura até mesmo nos organismos preguiçosos como o meu. Fazendo uma boa combinação desses alimentos nos sucos e shakes (que revelo no meu livro digital com as 50 receitas que me ajudaram a emagrecer), junto com uma boa alimentação (evitando carboidratos refinados, doces e tudo o que vem dentro de uma embalagem), me exercitando e fazendo caminhadas de 1 hora por dia, tive um resultado que chocou muita gente ao meu redor. Nada como se olhar no espelho e se sentir feliz!

IMG_0197

Foto de Perfil, antes e depois dos sucos detox

antes-depois

À esquerda, Val com 64 kg em dezembro de 2006. À direita, em junho de 2015, com 53 kg.

Os depoimentos das suas alunas demonstram que elas também tiveram resultados expressivos seguindo as suas receitas de sucos detox. Além de tomar os sucos que você ensina duas vezes por dia, quais as outras recomendações que você faz?

testemunho-sandra

Val – Eu sempre digo que não existe milagre sem reeducação alimentar. Não adianta tomar suco de manhã e correr no Mc Donalds no almoço. Os sucos tem ingredientes poderosos e mesmo quem tem um organismo lento vai perceber que o metabolismo vai cooperar na queima de gordura, mas também é importante escolher alimentos saudáveis e evitar comida processada, doces e refrigerantes. Os sucos são o caminho para boas escolhas na vida, elas entenderam isso e ficaram agradecidas com os resultados obtidos em tão pouco tempo.

O que você recomenda para as suas alunas que trabalham ou estudam e não têm tempo para preparar sucos duas vezes ao dia?

Tempo a gente sempre tem! Depende do que queremos dar prioridade ou não. Ninguém sai de casa sem tomar banho por exemplo.

Mas uma coisa que facilitava demais a minha vida quando trabalhava em uma empresa era congelar os sucos no fim de semana ou deixar o suco pronto na noite anterior para levar no dia seguinte. E de manhã, ao invés de perder tempo tostando pão, passando manteiga ou cortando queijo, eu simplesmente fazia um shake rapido com aveia, banana (para sustentar) e as verdurinhas, claro! E o outro eu tomava a tarde no trabalho no lugar de comer besteiras.

No começo é sempre mais difícil para adaptar os horários, mas uma vez que você fez o processo dar certo, vira rotina e você já não consegue mais ficar sem seus sucos. Muita gente não vive sem o café, eu não vivo sem meus sucos.

Além de emagrecer, quais são os outros benefícios do suco detox? Quem não quer emagrecer também pode seguir as suas receitas? 

Com certeza! Sucos e shakes detox são sinônimo de saúde. Você fortalece o seu sistema imunológico contra doenças. Onde eu moro as temperaturas chegam a -30 graus e já faz mais de 3 anos que eu não fico gripada. Além disso, consumindo sucos detox, você vai ter pele, cabelos, unhas mais fortes e bonitos, muito mais energia e disposição para fazer suas tarefas diárias e até a cura de problemas de saúde como alergias, problemas de pele, etc.

Para adquirir o ebook As 50 receitas de sucos detox da Val Ceolin com desconto (por tempo limitado) clique aqui.

The post Entrevista com Val Ceolin “Perdi 10kg em 5 semanas com sucos detox” appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/entrevista-com-val-ceolin-perdi-10kg-em-5-semanas-com-sucos-detox/feed/ 1 2736
Matcha: Mais Potente Que Chá Verde, Erva Ajuda a Perder Peso http://voudesuco.com.br/cha-matcha-emagrece-e-rejuvenesce/ http://voudesuco.com.br/cha-matcha-emagrece-e-rejuvenesce/#respond Wed, 01 Jun 2016 20:15:28 +0000 http://voudesuco.com.br/?p=2715 O Matchá é proveniente da mesma planta que dá origem ao chá preto, verde e branco, a Camellia sinensis. Ele possui as mesmas propriedades termogênicas e antioxidantes do chá verde, mas numa concentração maior. Assim como o chá-verde, o matchá tem cafeína e catequinas, mas também em concentrações maiores. Essas substâncias aceleram o metabolismo e turbinam o […]

The post Matcha: Mais Potente Que Chá Verde, Erva Ajuda a Perder Peso appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>

O Matchá é proveniente da mesma planta que dá origem ao chá preto, verde e branco, a Camellia sinensis. Ele possui as mesmas propriedades termogênicas e antioxidantes do chá verde, mas numa concentração maior.

Assim como o chá-verde, o matchá tem cafeína e catequinas, mas também em concentrações maiores. Essas substâncias aceleram o metabolismo e turbinam o emagrecimento.

Além disso, ele ainda tem efeito diurético, colabora com redução da retenção de líquido, e possui substâncias relacionadas à concentração, à diminuição de estresse e da pressão arterial.

Assista à entrevista com a nutricionista sobre os benefícios do Matchá. Ela indica para quem quer perder peso tomar o matchá após as atividades físicas. Desta forma, o corpo continuará queimando as gorduras e acelerando o processo de emagrecimento.

The post Matcha: Mais Potente Que Chá Verde, Erva Ajuda a Perder Peso appeared first on Soluções Naturais Para a Saúde.

]]>
http://voudesuco.com.br/cha-matcha-emagrece-e-rejuvenesce/feed/ 0 2715